Forças de Segurança localizam líder de facção criminosa que articulou ataque em Confresa

O homem estava foragido e utilizava identidades falsas para permanecer em liberdade

A Polícia Militar de Goiás, em uma operação integrada com forças policiais de diversos estados e órgãos parceiros, reafirma seu compromisso incansável no combate ao crime organizado e na garantia da segurança pública. Nesta terça-feira (26/11), foi deflagrada a Operação Ban, que resultou na localização e neutralização de Francivaldo Moreira Pontes, conhecido como Ban ou Sangue Bom. O suspeito era considerado uma importante liderança de uma facção criminosa paulista e responsável pelo planejamento de crimes violentos contra o patrimônio na modalidade “Domínio de Cidades”.

Após intensas diligências investigativas e troca de informações entre as forças envolvidas, o foragido foi localizado em uma ilha na Comunidade de São Pedro de Viseu, município de Mocajuba (PA). Segundo a corporação, durante a abordagem, Francivaldo reagiu com disparos de arma de fogo contra as equipes. Em legítima defesa, as forças policiais reagiram atingindo o suspeito, que foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Francivaldo Moreira Pontes era apontado como um dos principais integrantes do grupo que realizou diversas ações de “Domínio de Cidade” em todo o país, sendo identificado como o principal articulador e financiador da ação criminosa ocorrida no município de Confresa (MT), em abril de 2023, e estava foragido desde 2015, utilizando diversas identidades falsas para permanecer em liberdade. Com o suspeito foi apreendido um fuzil AK-47, calibre 7.62×39 e munições do mesmo calibre.

Essa operação demonstra, mais uma vez, que o combate ao crime organizado não conhece divisas. A integração, persistência e estratégia das Forças de Segurança são essenciais para enfrentar ameaças que ultrapassam fronteiras, garantindo a tranquilidade e a proteção da sociedade.

Participação das Forças Integradas 
PM-2 e BOPE – PMGO, DRRBA, DRCO, CORE – PCPA, GCCO – PCMT

Apoio
GRR/PRF, FICCO/CE, CISP/MA – Núcleo Imperatriz, Delegacia de Polícia Civil de Cametá/PA, NAI Tucuruí, DPFLU e GRAESP/PA.

Foto: Divulgação/PMGO

Polícia Militar de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo