‘Final de Partida’: PCGO prende integrantes de torcida organizada por emboscada a torcedor rival
São cumpridas 25 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, através do seu Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (GEPROT/DEIC), com colaboração do Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Ministério Público de Goiás (GFUT/MPGO) e, após compartilhamento de informações com a Polícia Militar de Goiás, através do 22º Batalhão, deflagrou, nesta terça-feira (29/04), em Goiânia, Trindade, Nazário e Brasília, Distrito Federal, a operação “Final de Partida” com o objetivo de cumprir 25 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão contra integrantes e simpatizantes da torcida organizada “Esquadrão Vilanovense”, grupo que se autodenomina “Comando Trindade”, investigados pelos crimes de associação criminosa; roubo majorado pelo concurso de pessoas e pelo emprego de arma branca; e corrupção de menor.
As investigações tiveram início na tarde do dia 2 de fevereiro deste ano, durante o deslocamento para o clássico goiano entre Vila Nova Futebol Clube e Goiás Esporte Clube, quando, no centro de Trindade, o grupo criminoso emboscou um torcedor do Goiás Esporte Clube. A vítima foi atropelada por um veículo automotor e, em seguida, agredida violentamente com paus, pedras e facas. Além das lesões sofridas, a vítima teve a motocicleta danificada e teve subtraída a mochila que continha fones de ouvido, carregador, medicamentos e uma camiseta.
Foram presos, durante a operação, seis investigados. Também foram apreendidos armas brancas, o veículo utilizado na emboscada e vasto material relacionado à torcida organizada “Esquadrão Vilanovense”.
Importante destacar que o núcleo do grupo criminoso preso já apresentava diversas anotações criminais, possuindo íntima relação com o tráfico de drogas na região de Trindade.
A operação contou com o apoio tático da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3), das unidades especializadas: Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH), Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC), Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP), Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) de Delegacias de Polícia vinculadas à 16ª DRP – Trindade.
A divulgação da identificação dos presos foi realizada nos termos da Lei nº 13.869/2019, da Portaria nº 547/2021-PCGO e em despacho fundamentado da Autoridade Policial responsável pelas investigações, diante da possibilidade concreta de identificação de novas vítimas.
Fotos: Divulgação/PCGO
Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás











