Escritório de Compliance da SSPGO se reúne para alinhar ações da pasta

Ocorreu nesta quinta-feira, 10, por meio de plataforma digital, a última Reunião Ordinária do Escritório Permanente de Compliance Público da Secretaria de Estado da Segurança Pública (EPCP – SSPGO) do ano de 2022. Os membros do Escritório se reúnem mensalmente para alinhamento das ações, estabelecimento de novas metas de trabalho e prestação de contas.

O EPCP completa um ano de sua instituição no próximo dia 17 de novembro. O Escritório foi criado para apoiar e operacionalizar as demandas do Comitê Setorial de Compliance e da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, relativas ao Programa de Compliance Público. O objetivo também é consolidar, de forma capilarizada, as iniciativas de integridade, ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos no âmbito de cada unidade básica e complementar da Secretaria de Segurança Pública.

O grupo de trabalho é composto por uma equipe multidisciplinar, integrada por representantes indicados por cada Superintendência da Pasta, além de representantes da Comunicação Setorial, Corregedoria Setorial e Ouvidoria Setorial.

Na reunião, a coordenadora do EPCP, Priscilla de Freitas Andrade, falou sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o Setor Público – Resolução nº 006/2019 – CONACI e sobre a Declaração de Apetite a Riscos (RAS) da SSP-GO. Esta última prioriza riscos estratégicos governamentais, institucionais, de conformidade, de integridade, financeiros e orçamentários, operacionais e reputacionais para tratamento. Por fim, a coordenadora explanou sobre o Modelo de Três Linhas de Defesa desenvolvido pelo IIA – Instituto dos Auditores Internos.

Priscilla de Freitas Andrade ressaltou também a importância do envolvimento efetivo dos membros do EPCP no processo. “Para que haja a consolidação e expansão da Política de Gestão de Risco da SSPGO é necessário que todos participem”, enfatizou a coordenadora.  Ela ainda conclamou todos os presentes a participarem do evento da CGE “Auditoria Interna e IA-CM: Fortalecimento da Gestão Pública”, como oportunidade de capacitação do corpo técnico.

O encontro foi concluído com a análise das recomendações da CGE, exaradas no Informe de Auditoria nº 7/2022, com foco na abrangência da gestão de riscos na SSP-GO (classificada no estágio inicial) e a necessidade de expansão do escopo da gestão de riscos para outras áreas da SSP-GO no exercício de 2023 como start para o planejamento das ações do Escritório para o próximo ano.

Gerência de Planejamento – Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo