DGAP aumenta em 66% o número de inscritos no Encceja 2023
Mais de quatro mil custodiados realizaram a prova de certificação de competências em Goiás
Mais de 4 mil custodiados realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no sistema penitenciário goiano este ano. A avaliação foi aplicada para detentos nas unidades masculinas e femininas, entre os dias 17 e 18 de outubro. Houve aumento de 66,9% na quantidade de inscritos em 2023, se comparado a 2022.
A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) registrou, em 2023, a maior quantidade de presos inscritos no Encceja na história. Por meio da avaliação, e com base nas notas, os custodiados podem conquistar certificação de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio. Lembrando que os detentos realizam a prova de maneira gratuita e voluntária.
A aplicação das provas nas unidades prisionais é uma das atribuições da Gerência de Educação, Módulo de Respeito e Patronato. Esta pasta fica sob administração da Superintendência de Reintegração Social e Cidadania (Supresc), da Polícia Penal. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Já tivemos presos que ingressaram na faculdade por meio destas avaliações em anos anteriores. Aprimorar para a elevação do nível educacional destes custodiados e custodiadas é oferecer uma gama maior de oportunidades no momento em que terminarem o cumprimento da pena”, afirma a gerente Michelle Cabral.
O diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, defende que o aspecto da ressocialização é um dos grandes destaques da instituição. “Tivemos aumento na quantidade de presos inscritos tanto no Encceja quanto no Enem, em todos os anos, desde 2017”. O diretor vinculou o ensino ao reflexo da melhoria na segurança nas ruas. “A redução da criminalidade passa tanto pelo controle do cárcere quanto pela oportunidade de capacitação para o apenado, a fim de reintegrá-lo de forma digna à sociedade. A DGAP tem gerido estas duas medidas”, finaliza.
Fotos: Polícia Penal
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás