Corpo de Bombeiros realiza simulado de resgate em soterramentos e deslizamentos

Capacitação tem por objetivo preparar a tropa, durante período chuvoso

O Corpo de Bombeiros Militar realizou na manhã desta sexta-feira (22/01) o simulado operacional de resgate em soterramento e deslizamento, que integra o Curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD). A ação foi realizada em um terreno no Residencial Boa Vista, em Senador Canedo e contou com a participação de 30 alunos. Além de bombeiros de Goiás, participam militares do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Amapá, Acre, Paraíba e também da Força Aérea Brasileira (FAB).

Por meio da especialização, os profissionais aprendem e aperfeiçoam as técnicas, táticas e empregos de materiais e equipamentos para salvamentos e resgates em ocorrências de deslizamentos e soterramentos de pessoas. “O curso visa capacitar e preparar os bombeiros militares como equipes de resposta a desastres e catástrofes naturais, geológicos, hidrológicos e tecnológicos, como o rompimento de barragens e colapso de edificações, como ocorreu nas barragens de Mariana e Brumadinho”, afirmou o coordenador do COSD 2021, 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Thiago Wening.

No simulado, que integra um dos cinco módulos da especialização, os alunos atuam em uma suposta ocorrência de deslizamento de terra. “O simulado retrata uma situação, em que teve uma chuva muito forte em uma encosta, onde tinha uma residência. Quatro pessoas chegavam em casa, dentro de seu veículo, quando a casa foi arrastada pela movimentação de massa dessa encosta. O carro foi soterrado e os mesmos se encontram soterrados, dentro do veículo. As equipes estão realizando a intervenção nesse ponto de deslizamento, para localizar o veículo e resgatar os corpos”, explicou o coordenador do curso.

O 2° COSD é realizado de forma ininterrupta ao longo de 45 dias e faz parte da Operação Tempestade, que tem como objetivo a promoção de ações preventivas, para evitar acidentes e desastres durante o período chuvoso, em Goiás. “O curso também está sendo empregado na Operação, como uma força tarefa de especialistas. Então caso aconteça alguma ocorrência de grande vulto no nosso estado, devido as chuvas, todo o curso, incluindo o corpo de alunos e instrutores vão ser designados para atender essa ocorrência e dar essa resposta a sociedade goiana”, destacou.

Ainda segundo o 1º Tenente do CBM Thiago Wening, grande parte dos desastres naturais são verificados nesse período e por isso, a especialização da tropa é fundamental. “É de suma importância estar capacitando os nossos bombeiros militares a cada ano, nessa atividade, para cada dia mais a gente poder prestar um serviço de melhor qualidade à população”, ressaltou. O trabalho de monitoramento das áreas de risco e das comunidades vulneráveis também é realizado durante as chuvas, que seguem até abril, assim como o envio de alertas para a população por SMS, sobre o risco de temporais, trovoada, tempestade e outros eventos de precipitações hídricas.

Secretaria de Segurança Pública (SSP) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo