Compliance: SSP realiza Reunião de Sensibilização e Treinamento para retomada dos trabalhos 

Encontro foi realizado nesta terça-feira (16/06) via vídeo conferência

Em cumprimento às determinações do Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, para priorização das atividades que compõem o Programa de Compliance Público (PCP) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSPGO), ocorreu, na manhã desta terça-feira (16/06) a Reunião de de Sensibilização e Treinamento com a participação das áreas envolvidas da SSGO e dos auditores da Controladoria-Geral do Estado. A reunião teve como finalidade fornecer as diretrizes para retomada dos trabalhos do PCP em 2020, especialmente, sobre a reavaliação dos riscos, identificados em 2019, as medidas corretivas que devem ser estabelecidas para mitigar esses riscos e sobre as ferramentas disponíveis para o monitoramento contínuo dos riscos.

Ressalta-se que o termo “gestão de riscos” utilizados na ocasião se refere a um conjunto de atividades coordenadas para identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar riscos, ou seja, é o processo que trata dos riscos e das oportunidades que afetam a preservação de valor de uma organização. Dessa forma, o gerenciamento de riscos possibilitará tratar com eficácia as incertezas, as possibilidades de que um evento ocorrerá e afetará negativamente a realização dos objetivos organizacionais e as oportunidades (possibilidade de que um evento ocorrerá e influenciará favoravelmente a realização destes objetivos).

Ainda de acordo com os pontos discutidos em reunião, a premissa específica ao gerenciamento de riscos é a de que toda organização, pública ou corporativa, existe para gerar valor às partes interessadas (stakeholders); e, ao considerar os efeitos da incerteza sobre o alcance dos objetivos, a gestão de riscos é um componente fundamental da governança e da gestão dos processos organizacionais para melhorar a capacidade de gerar valor.

Quando a gestão de riscos é corretamente implementada, de forma sistemática e oportuna, benefícios são gerados diretamente para os cidadãos, pois, a organização consegue viabilizar o adequado suporte às decisões de alocação e uso apropriado dos recursos públicos, assim como o aumento do grau de eficiência e eficácia no processo de criação, proteção e entrega de valor público, com a finalidade de otimizar a conformidade e o desempenho e de elevar os resultados entregues à sociedade.

A gestão de riscos, sobretudo, é um processo contínuo que exige mudanças institucionais, de procedimentos e de cultura que envolvem toda a SSPGO. E, para ser eficaz, deve melhorar as informações para o direcionamento estratégico das Forças de Segurança Pública e para a tomada de decisões de responsabilidade da governança, contribuindo para a otimização do desempenho na realização dos nossos objetivos e serviços prestados ao cidadão.

Gerência de Planejamento Institucional
Superintendência de Gestão Integrada
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1051

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo