Combate à criminalidade: PM realiza 13 prisões e apreende 140 kg de drogas nas últimas horas
Maioria das detenções foi motivada pelo tráfico de entorpecentes e a posse irregular de arma de fogo. Um adolescente foi apreendido.
Em um período de 24 horas, entre esta quinta-feira (27/05) e madrugada de sexta (28/05), a Polícia Militar de Goiás realizou pelo menos 13 prisões no Estado. As diligências resultaram na apreensão de mais de 140 quilos de drogas, 415 comprimidos de ecstasy, sementes de maconha, ao menos quatro armas de fogo, diversas munições, 37 toneladas de grãos, provenientes de crime fiscal, mais de R$ 50 mil em dinheiro. As principais ocorrências foram registradas na capital, em Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Mineiros, Goianira e Baliza.
Apenas em uma das ações, equipes do Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Aparecida de Goiânia efetuaram a detenção de dois indivíduos, com 110 quilos de maconha. Os militares realizavam patrulhamento de rotina no Setor Aeroporto Sul, quando visualizaram a dupla, em atitude suspeita. Após buscas, foram encontrados nos veículos as drogas e uma arma de fogo, que teria sido utilizada em uma tentativa de homicídio, horas antes. Um dos carros estava ainda adulterado. Os dois suspeitos foram levados ao 4º DP da cidade.
Já em Luziânia, no entorno do Distrito Federal, equipes do Batalhão de Rotam apreenderam 16 peças de maconha. Os ilícitos estavam em posse de um indivíduo foragido da justiça por roubo, em Paracatu, Minas Gerais. Os policiais descobriram que o homem estaria tentando se instalar no município goiano, após o recebimento de uma denúncia anônima. O homem e um comparsa foram detidos no momento em que transportavam os entorpecentes. O carro usado no crime também foi apreendido. Os dois foram levados à Delegacia da região.
Militares do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) prenderam um homem, em Goiânia, com diversas drogas. Ele conduzia um veículo no Setor Sudoeste, quando foi abordado pelos PMs. Após busca veicular e também no apartamento onde o suspeito morava, no Setor Vila Rosa, os policiais apreenderam 361 porções de cocaína, 415 comprimidos de ecstasy, uma porção de skunk (supermaconha) e uma balança de precisão. Depois de preso, ele foi conduzido à Central Geral de Flagrantes (CGF).
Ainda no combate ao tráfico de entorpecentes, equipes do Batalhão Rural efetuaram a detenção de um homem, suspeito de cultivar maconha, no município de Baliza, região oeste do Estado. Os militares descobriram a atividade ilícita após diversas denúncias, informando sobre ameaças feitas pelo indivíduo e o plantio de cannabis sativa. Com ele, foram apreendidas mais de 100 sementes de maconha e uma espingarda cartucheira, calibre 40. O suspeito foi autuado pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e posse de insumo.
Durante ação na região leste do Estado, militares do Comando de Operações de Divisas (COD) apreenderam uma carga com 37 toneladas de grãos, provenientes de crime fiscal. O carregamento era levado em um caminhão, abordado pelas equipes. Aos policiais, o condutor informou que levava a carga da Bahia para São Paulo. Contudo, ele não possuía a documentação necessária. O motorista, veículo e o carregamento de grãos foram levados à Delegacia Fiscal de Luziânia.
A Polícia Militar atuou também contra crimes de estelionato. Em ocorrência realizada no Centro da capital, equipes do 48º Batalhão da PM prenderam três indivíduos, suspeitos de aplicar um golpe contra uma idosa do Rio de Janeiro. O trio foi surpreendido pelos militares, no momento em que sacava o dinheiro proveniente do crime, em uma instituição financeira. Ao todo, foi apreendida com eles a quantia de R$ 48 mil. Os policiais apreenderam ainda quatro celulares, que eram usados para praticar a fraude e um veículo. Os três foram levados à CGF.
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás