COD prende homem transportando quase meia tonelada de cristais de quartzo extraídos ilegalmente

A carga estava armazenada em sacos na carroceria de uma caminhonete e teria como destino final a China e outros países asiáticos

A Polícia Militar de Goiás, por meio do Comando de Operações de Divisas (COD), durante ações no entorno do Distrito Federal (DF), prendeu um homem que transportava 460 quilos de cristais de quartzo extraídos ilegalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia. A carga estava armazenada em sacos na carroceria de uma caminhonete. Estima-se um prejuízo ao crime em R$ 135 mil.

Durante a operação do último sábado (29/11), foi identificado que o detido era responsável por organizar o transporte, a hospedagem e o uso de propriedades rurais alugadas para a atividade de extração clandestina do mineral. A carga teria como destino final a China e outros países asiáticos.

O homem foi preso em flagrante e levado para a Polícia Federal do Distrito Federal pelo crime de usurpação de bens da União. De acordo com a corporação, o detido ainda deve responder, com outros envolvidos, ao serem identificados, por associação criminosa qualificada, crimes ambientais, receptação, comércio ilegal de produtos minerais, além de falsificação e uso de documentos falsos.

Resultado

  • 1 Preso;
  • 460 Kg de cristais de quartzo apreendidos ;
  • 1 veículo apreendido;
  • Prejuízo ao crime: R$ 135 mil.

Fotos: Divulgação/PMGO

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo