CBMGO realiza Curso de Especialização de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas com participação das forças de segurança
Essa é a 5ª edição do curso realizado no 2º Comando Regional, em Rio Verde
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) iniciou, no último dia 10 de abril, a etapa presencial da 5ª edição do Curso de Especialização de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CPAR). O curso está sendo realizado no 2º Comando Regional, sediado em Rio Verde, e tem como objetivo capacitar os profissionais envolvidos em grandes ocorrências para utilização das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), popularmente conhecidas como drones.
As RPAs oferecem maior segurança aos envolvidos nas operações, uma vez que reduzem a exposição aos riscos inerentes às operações. A turma é composta por 26 alunos, incluindo representantes dos Corpos de Bombeiros Militar do Amapá e do Tocantins, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás.
O uso de RPAs amplifica o poder operacional e reduz consideravelmente os recursos empregados, como equipamentos, viaturas e ferramentas, resultando em uma melhor gestão de logística em grandes ocorrências. Além disso, a técnica de pilotagem e o uso de RPAs otimizam a tomada de decisão durante o atendimento, reduzindo o esforço humano empregado.
Com a iniciativa, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás busca capacitar seus profissionais e oferecer um atendimento mais eficiente e seguro à população. A participação de representantes de outros órgãos de segurança na capacitação reforça a importância do trabalho em conjunto e da utilização de tecnologia de ponta para garantir a eficiência nas operações de salvamento. Dessa forma, o CPAR se torna uma importante ferramenta para o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos em grandes ocorrências, contribuindo para uma atuação mais eficiente e segura em prol da população.
Fotos: Divulgação/CBMGO
BM/5 – Comunicação Social – Corpo de Bombeiros Militar de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás