CBMGO inaugura Destacamento Bombeiro Militar em Acreúna
Nova unidade reforça o atendimento às emergências da região Sudoeste do Estado

O Governo de Goiás, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), inaugurou no último sábado (23/08) o novo Destacamento Bombeiro Militar (DBM) de Acreúna. A unidade, subordinada à 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), sediada em Santa Helena de Goiás, representa um avanço estratégico no reforço do atendimento a emergências na região Sul do Estado e na microrregião do Vale do Rio dos Bois.
Com uma população superior a 25 mil habitantes, o município de Acreúna apresentava crescente demanda por serviços de combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares e salvamentos. O novo quartel já entrou em operação com estrutura completa, efetivo militar treinado e viaturas modernas. Entre os equipamentos, estão uma Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), destinada a incêndios e salvamentos, e uma Unidade de Resgate (UR), equipada para atendimentos médicos de urgência. A construção da edificação foi viabilizada com recursos da prefeitura de Acreúna, enquanto o Governo Estadual forneceu os equipamentos e viaturas.
Localizada em uma área estratégica para o agronegócio e cortada por importantes rodovias, a cidade agora conta com um reforço fundamental na segurança pública. A nova unidade faz parte do plano de expansão do CBMGO, que visa ampliar a presença operacional em todo o território goiano. “Nós transformamos o sistema de bombeiro militar em Goiás, tornando-o referência para todo o país, com um modelo enxuto, mas que mantém alta capacidade de resposta”, destacou o comandante-geral do CBMGO e presidente da Ligabom, coronel Washington Luiz Vaz Júnior.
“Tiramos servidores do administrativo para colocar homens e mulheres na rua, capilarizados em todos os municípios. Como diz o governador Ronaldo Caiado, é preciso governar para os sete milhões de goianos. E com esse ato, avançamos nesse compromisso”, completou o comandante.
A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, também esteve presente na cerimônia e fez questão de reconhecer a importância da atuação dos bombeiros. “Digo do fundo do meu coração: sem o trabalho dos bombeiros militares, Goiás não seria o estado mais seguro do Brasil. Vocês são o braço forte desse Estado, sempre presentes, sempre de prontidão, sempre levando esperança para quem mais precisa”, afirmou.
Destacamento Bombeiro Militar
A nova unidade recebeu o nome de Isaac Sousa Oliveira, em homenagem póstuma a um jovem de 17 anos que residia em Acreúna. O destacamento inicia suas atividades com um efetivo de 12 militares, prontos para atuar em ocorrências de salvamento, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios.
Com essa entrega, o CBMGO reafirma seu compromisso com a segurança pública, a proteção civil e a excelência no atendimento à população, promovendo agilidade na resposta às emergências e maior proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.
A solenidade de inauguração contou ainda com a presença do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; dos deputados estaduais Cairo Salim e Léo Portilho; do subcomandante do CBMGO, coronel Pablo Lamaro Frazão; além de autoridades civis e militares da região.
Fotos: André Saddi e CBMGO
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás


















