Batalhão de Operações Ambientais intensifica ações na Piracema em Goiás
Ações iniciais tiveram como resultado parcial a apreensão de vários materiais predatórios utilizados na pesca ilegal durante o período de defeso

O Batalhão de Operações Ambientais (BPMOA) intensificou suas ações de fiscalização e combate à pesca predatória, realizando, nos dias 12 e 13 de novembro, operações náuticas estratégicas em diversas regiões do Estado. O foco da operação foi o cumprimento da legislação durante o período de defeso, conhecido como Piracema, que visa a proteção e reprodução dos peixes.
Nas regiões dos rios Preto e Rio dos Bois, as equipes do BPMOA localizaram, recolheram e apreenderam uma grande quantidade de materiais predatórios utilizados na pesca ilegal. O resultado parcial da operação é a apreensão de 3 mil metros de redes de pesca, material que seria utilizado para a prática de crimes ambientais e que causaria severos danos à fauna aquática.
A Operação Piracema, iniciada em 1º de novembro, segue até 28 de fevereiro de 2026. Durante todo esse período, o Batalhão de Operações Ambientais intensifica o patrulhamento náutico e terrestre em todas as bacias hidrográficas de Goiás.
O objetivo principal é garantir a proteção ao meio ambiente e combater firmemente a pesca predatória, reforçando o compromisso da Polícia Militar de Goiás (PMGO) com o cumprimento da legislação ambiental e com a preservação dos recursos naturais do Estado.
DENUNCIE CRIMES AMBIENTAIS: A colaboração da comunidade é essencial. Denuncie crimes ambientais, como a pesca ilegal, pelo telefone: (62) 9 9611-2182
Foto: Divulgação/PMGO
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás


