Batalhão Ambiental combate captura ilegal de pássaros silvestres em Luziânia
Foram apreendidos 17 pássaros, destruídas as armadilhas e gaiolas, e os animais devolvidos à natureza. Os envolvidos foram autuados, sendo lavrado TCO

O Comando de Operações de Cerrado (COC), por meio do Batalhão de Operações Ambientais (BPMOA), realizou uma importante ação de combate à captura ilegal de pássaros silvestres, resultando na apreensão de 17 pássaros e na autuação de dois indivíduos em Luziânia. A ação ocorreu no último domingo (23/11), durante patrulhamento ambiental na zona rural do município.
Uma equipe do BPMOA desconfiou da presença de um veículo estacionado próximo a uma área de mata. Ao adentrarem a vegetação, os policiais surpreenderam dois indivíduos em posse de gaiolas contendo um pássaro da espécie papa-capim (Sporophila spp.) e um coleirinha (Sporophila caerulescens), além de duas armadilhas utilizadas para captura ilegal de outras aves.
Questionados, os autores confessaram possuir mais animais em suas residências. A ação culminou na apreensão total de 17 pássaros. Todos os animais apreendidos foram prontamente soltos e devolvidos ao seu habitat natural. As armadilhas e as 17 gaiolas utilizadas no crime foram destruídas no local, conforme previsto na legislação ambiental. Os envolvidos foram autuados por crime ambiental, com base no Art. 29 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), sendo lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Resultado
-
1 TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) lavrado.
-
17 pássaros apreendidos e devolvidos à natureza.
-
17 gaiolas e duas armadilhas utilizadas na captura, destruídas.
O Comando de Operações de Cerrado reafirma seu compromisso com a proteção da fauna e flora do bioma Cerrado, intensificando a fiscalização contra crimes ambientais. A colaboração da comunidade é fundamental no combate aos crimes ambientais.
DISQUE DENÚNCIA AMBIENTAL:(62) 99611-2182
PERFIL OFICIAL (Instagram):@ambiental.pmgo
Foto: Reprodução/PMGO
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás


