Programa de Compliance Público: Comitê Setorial avalia desempenho em gestão de riscos
Reunião realizada nesta quarta-feira reuniu autoridades e representantes das Superintendências da SSPGO.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), por meio da Gerência de Planejamento Institucional, promoveu nesta quarta-feira (2/12) a Reunião do Comitê Setorial do Programa de Compliance Público (PCP) da pasta, para análise das atividades de gestão de riscos desenvolvidas em 2020. O encontro reuniu autoridades e representantes das Superintendências da SSPGO, sob o comando do Presidente do Comitê e titular da pasta, secretário Rodney Miranda.
O principal objetivo foi a realização da Avaliação de Desempenho dos Proprietários dos Riscos 2020, após um ciclo completo de monitoramento dos riscos identificados durante a implantação do Programa para os processos prioritários: Licitações, Contratos e Folha de Pagamento. Na ocasião, os membros do Comitê Setorial analisaram como o Processo de Gestão de Riscos da SSP-GO evoluiu, neste exercício, apesar das dificuldades enfrentadas com o cenário atual de pandemia.
Entre os eventos realizados durante o ano estão replicações sobre Ética no Serviço Público, com a participação de 82 servidores de 24 Gerências, reuniões de capacitação e treinamento com as áreas envolvidas, e publicações sobre Ética e Gestão de Riscos no sítio da Secretaria. O saldo positivo apontou para uma Política em Gestão de Riscos ancorada nos principais pilares do programas de integridade, como o apoio da Alta Gestão e a mudança de comportamento dos servidores, orientados para eficiência e eficácia administrativas.
A metodologia, em implantação na pasta, foi direcionada à realização da autorregulação (controle interno); da criação de um ambiente de conformidade através do cumprimento de leis, normas e regulamentos; do desenvolvimento de uma cultura interna baseada na disseminação de valores institucionais e na conduta ética; e, na garantia da qualidade e fomento à inovação, por meio da melhoria dos processos de negócio e do monitoramento dos riscos corporativos.
Para a 1º Tenente da Polícia Militar, Priscilla de Freitas Andrade, Gerente de Planejamento Institucional, “2020 trouxe desafios e incertezas, mas também oportunidades capazes de afetar positivamente os processos de trabalho da Pasta, agregando valor, a partir de novas estratégias, às entregas e aos serviços prestados à sociedade”, disse.
Dessa forma, segundo a gerente, “o Processo de Gestão de Riscos, apesar das dificuldades enfrentadas pela Pandemia, foi delineado em torno de uma metodologia sólida, com a reestruturação de todo o arcabouço normativo em gestão de riscos, e, com o cumprimento fiel ao Plano de Ação elaborado para tratar e/ou mitigar eventos e incertezas com potencial para afetar negativamente os objetivos da Instituição”, completou.
Durante a reunião, os membros do Comitê Setorial inovaram, ao realizar a 1ª Avaliação de Desempenho dos Proprietários dos Riscos, em atendimento às recomendações da Auditoria Baseada em Riscos de 2019, realizada pela Controladoria-Geral do Estado. Na oportunidade, foram ouvidos depoimentos importantes dos proprietários dos riscos sobre as atividades desenvolvidas.
Inicialmente, o Gerente de Compras Governamentais, Major BM Thiago Lucena, salientou a importância da gestão de riscos, pois o mapeamento dos processos (necessário à implantação da metodologia) e a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como dos gargalos, possibilita a melhoria dos processos de trabalho. Responsável pela gestão dos riscos referentes às Licitações e Contratos da Pasta, o Gerente considera a implantação do Programa de Compliance, uma ferramenta de aperfeiçoamento e evolução para o compartilhamento de informações e atualizações normativas com a equipe da Gerência, cuja motivação tem demonstrando resultados positivos.
Para o Gerente de Execução Orçamentária e Financeira, Eduardo Pereira, o Compliance trouxe benefícios e experiências positivas para a rotina e procedimentos financeiros da SSP-GO. “Quadrimestralmente, realizamos reuniões com a equipe para orientar os servidores sobre legislações relacionadas às atividades do Financeiro, discutindo maneiras mais adequadas para a emissão de documentos orçamentários e financeiros, conferindo capacitação, eficiência, troca de experiências e um maior engajamento dos servidores nos processos de trabalho da Gerência”, afirmou.
A Gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Alline Agapito, responsável pela gestão de riscos da Folha de Pagamento, também relatou resultados positivos ao vivenciar a gestão de riscos e destacou que este ano foi marcado pela mudança de paradigmas e de cultura organizacional, como um todo. “Conseguimos descobrir e vivenciar nossas falhas e erros, com o monitoramento dos riscos nesses três quadrimestres de 2020, e, também, evoluímos muito com a detecção de eventos, hoje mensuráveis, passíveis de acompanhamento e avaliação”, concluiu.
Gerência de Planejamento Institucional – Superintendência de Gestão Integrada
Secretaria de Segurança Pública