Artigo do secretário: Segurança para o cidadão

Em artigo publicado nesta segunda-feira (21/05), no jornal O Popular, o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, destaca, entre outras questões, que a população goiana verá a aumentar a sensação de segurança em curto espaço de tempo. Confira a íntegra do texto:

 

Segurança para o cidadão

Goiás encontra-se na vanguarda da Segurança Pública. As ações realizadas no Estado vão além da atuação ostensiva da Polícia Militar, dos trabalhos técnico-jurídicos da Polícia Civil, da grande qualidade das perícias realizadas por nossa Superintendência de Polícia Técnico Científica ou do reduzido tempo de atendimento do Corpo de Bombeiros. Todo o trabalho destas forças policiais é planejado e tem como pilares a integração e a inteligência.

O trabalho conjunto e nosso avançado sistema de inteligência têm servido de modelo para outras unidades da Federação. São utilizadas técnicas avançadas de monitoramento de membros de organizações criminosas, o que tem propiciado intervenções rápidas e exitosas no combate às quadrilhas de roubo a bancos, por exemplo, com índice de elucidação de mais de 80%, considerado altíssimo em todo o País. No último caso, em Novo Gama, a identificação da autoria e prisão dos criminosos ocorreu em menos de 24 horas. A atuação coordenada é a principal responsável pelas reduções dos indicadores de criminalidade nos últimos três anos.

Já tendo avançado sensivelmente em relação à integração de todo o sistema de Justiça, incluindo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, partimos para a maior aproximação com a sociedade. Um dos exemplos desta visão gerencial focada no bem-estar da população é o Batalhão de Terminais – pela Polícia Militar – e do Viagem Mais Segura – ação da Polícia Civil –, a partir de abril, que reduziu a criminalidade e garantiu a segurança no transporte coletivo da capital. Foram agregadas Unidades de Resgate do Corpo de Bombeiros para o pronto atendimento e peritos para a realização dos exames necessários aos Termos Circunstanciados de Ocorrência, que são lavrados e julgados dentro dos Terminais.

Em menos de um mês, reduzimos em 56% os roubos e 39% os furtos a passageiros. O Batalhão de Terminais e o Viagem mais Segura tiveram tanto êxito, que Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Geral trouxeram importante reforço, com a destinação de equipe móvel, para promover a pacificação neste tão importante serviço, criando o Projeto Ponto Final. Em breve serão efetivados totens eletrônicos para que os usuários façam denúncias e queixas on-line .

Temos que avançar. Mas temos convicção de que a população goiana verá aumentar a sensação de segurança em curto espaço de tempo. Para tanto, nossas forças policiais têm se empenhado, trabalhando de modo intenso e rigoroso na defesa da ordem e da lei.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo