Ações do Programa de Compliance Público da SSPGO apresentam resultados positivos no 1º quadrimestre de 2021
De janeiro a abril, foram implementados 31 controles para mitigar 20 riscos mapeados. Ações se mostraram eficazes em 85% dos casos monitorados.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), por meio da Gerência de Planejamento Institucional, promoveu na última segunda-feira (14/06) a Reunião do Comitê Setorial do Programa de Compliance Público (PCP) da pasta, para análise das atividades de gestão de riscos desenvolvidas no 1º quadrimestre de 2021. O encontro, realizado de forma online, reuniu autoridades e representantes das Superintendências da SSP-GO. O principal objetivo foi a realização da avaliação de desempenho, após o monitoramento dos processos prioritários, nos primeiros meses do ano.
De janeiro a abril, foram implementados 31 controles para mitigar 20 riscos mapeados em Licitações, Contratos, Folha de Pagamento, Gestão Estatística e Gestão de Operações Integradas. Entre os resultados positivos, estão a inovação de processos de negócio; a eliminação de gargalos e retrabalho; maior agilidade no tratamento e repasse de informações; maior identificação e controle em relação a falhas recorrentes; a eliminação de erros; a padronização de rotinas internas para melhor qualificar os processos de trabalho; além de ações de capacitação e treinamento de servidores.
Segundo relatório da Superintendência de Gestão Integrada, as ações se mostraram eficazes em 85% dos casos monitorados. O bom resultado obtido, juntamente com a redução do nível dos riscos (probabilidade e impacto), em 25% dos casos, também demonstrou que as ações preventivas desenvolvidas estão reduzindo e evitando a materialização de eventos de risco. De acordo com a Gerente de Planejamento Institucional, Tenente Priscilla de Freitas Andrade, para os próximos meses, novas áreas também realizarão o monitoramento dos riscos, como a Gerência Administrativa e a Gerência de Suporte Operacional da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC).
“Em cumprimento às deliberações do Comitê Setorial, até o mês de novembro deste ano, novas áreas também serão inseridas no processo, como a Gerência de Comunicação Integrada da Superintendência de Ações e Operações Integradas e a Gerência de Inteligência de Negócios da Superintendência Integrada de Tecnologias em Segurança Pública. Já nos próximos dias, entrarão no ciclo de reuniões de gerenciamento dos riscos, as Gerências de Fiscalização e de Atendimento ao Consumidor da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor, do PROCON”, explica.
Durante o encontro virtual, foi também abordada a elaboração do Planejamento Anual, que contempla as principais estratégias de expansão da Política de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado da Segurança Pública para 2021. O Plano de Ação, confeccionado no 1º quadrimestre do ano, visa o combate à corrupção e a busca pela eficiência administrativa. Foi feito também durante a reunião o estudo dos 16 critérios pontuáveis no Ranking de Compliance Público para o ano corrente, previstos na Portaria nº 044/2021, da Controladoria Geral do Estado (CGE).
Também foi abordado a importância do Suporte da Alta Gestão, para o desenvolvimento dos programas de compliance. Segundo análise dos membros do Comitê, a participação ativa de gestores e áreas envolvidas contribui para as condutas, como: exemplo de comportamento ético, aprovação formal do programa, supervisão das principais atividades e busca de soluções criativas para a implementação do processo de gestão de riscos. O Comitê Setorial recebeu ainda quatro novos membros, inseridos no grupo com a publicação da Portaria nº 0198/2021 – SSP.
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás