Ação da Polícia Civil retira das ruas 77 suspeitos de homicídios em Goiânia
Segundo investigações, indivíduos detidos eram vinculados a facções criminosas e tinham envolvimento com o tráfico de drogas no município
A Polícia Civil de Goiás prendeu, entre os dias 15 de outubro e 8 deste mês de novembro, um total de 77 pessoas, suspeitas de diversos homicídios praticados em Goiânia. A apuração policial mostrou que os indivíduos detidos eram vinculados a facções criminosas e apresentavam alto risco de envolvimento em novos crimes.
As prisões foram realizadas durante a 4ª fase da Operação Força Centrífuga, realizada pela Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH). De acordo com o titular da especializada, delegado Rilmo Braga, alguns dos suspeitos alvo da ação coordenavam o tráfico de drogas em diversas regiões da cidade.
“A Operação não tem como finalidade investigar homicídio X ou Y, mas de forma global, analisar os vínculos de todos esses crimes, identificando pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e com facções criminosas que possam ser combustível para novos crimes e potenciais lesivos para a sociedade”, destacou.
Entre os suspeitos investigados na ação, 73 foram detidos nas regiões Oeste, Noroeste, Leste e Central de Goiânia. Os outros três foram presos em outras cidades goianas. “Diagnosticamos justamente de forma muito especial na Região Oeste diversos faccionados não somente encomendando crimes graves, mas, principalmente, coordenando o tráfico de drogas”, disse Rilmo.
A previsão agora, segundo o delegado, é de que os registros de crimes violentos no município sofram queda considerável, trazendo maior sensação de segurança à população goianiense. “Alguns deles exerciam cargos de liderança razoável no bojo dessas facções. Razão pela qual acreditamos que a retirada desses elementos da circulação culminará com a redução drástica nos índices de crimes violentos, especialmente nos homicídios, nos próximos meses na capital”, ressaltou.
A operação, que acontece há um ano, já prendeu 122 pessoas presos suspeitas de homicídios.
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027