PMGO realiza aula inaugural do 2º Curso Operacional Maria da Penha

Curso capacitará 47 alunas soldadas para atuar ao combate à violência doméstica

A Polícia Militar de Goiás realiza curso com policiais femininas com o propósito de reduzir a violência doméstica no Estado. A aula inaugural do II Curso Operacional Maria da Penha – COMAPE, aconteceu nesta sexta-feira (19/01), no Comando da Academia de Polícia Militar e teve como palestrante a Coronel Veterana Silvana Ramos de Jesus, que dentre as inúmeras funções que exerceu, foi Comandante de Patrulhamento Maria da Penha no ano de 2015.

O Curso tem como principal objetivo a capacitação de todas as alunas policiais militares para o atendimento de ocorrências emergenciais de violência doméstica, fiscalizando medidas protetivas de urgência, bem como, o acolhimento e prestação de atendimento adequado às vítimas.

Sendo assim, a atividade, requer treinamento específico, que transcende o atendimento operacional padrão e a legislação comum, uma vez que abarca a legislação específica, primando por soluções e ações rápidas para combater a violência contra a mulher.

O II COMAPE contará com a participação de 47 alunas soldado num período de seis semanas letivas, que por iniciativa do Comandante Geral da PMGO, Coronel André Henrique Avelar de Sousa, irão reforçar a segurança pública no combate à violência de gênero.

Batalhão Maria da Penha

A unidade foi criada em 2015 e iniciou-se como Patrulha Maria da Penha, tornando-se um Batalhão de Polícia Militar em 2020, sendo encarregado do policiamento ostensivo de segurança específica para o atendimento qualificado às ocorrências de violência doméstica contra as mulheres. A realização de atendimentos especializados à vítima e aos familiares, e ações preventivas, como visitas comunitárias e solidárias, são práticas constantes realizadas pelo BMP.

Fotos: PM/5

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo