Forças de segurança realizam ação de doação de sangue no Hospital Araújo Jorge, em Goiânia

As equipes das forças de segurança compareceram ao local para dar o exemplo e conscientizar a população

Nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, uma importante campanha foi realizada pelas forças de segurança de Goiás. Equipes policiais se uniram em uma ação para incentivar a doação de sangue e conscientizar a população sobre a importância deste ato solidário.

A campanha aconteceu no Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge. As equipes das forças de segurança compareceram ao local para dar o exemplo e demonstrar seu compromisso com a causa, cujo principal objetivo é manter os estoques de sangue em níveis adequados, já que a demanda por transfusões sanguíneas é constante e muitas vidas dependem dessa ajuda.

Participaram da ação, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO); a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO); a Polícia Técnico-Científica; a Polícia Penal do Estado de Goiás; a Polícia Rodoviária Federal (PRF); a Secretaria Municipal de Mobilidade; o Corpo de Bombeiros Militar; a Concessionária Triunfo Concebra e a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Como doar?

Para se tornar um doador, inicialmente, é preciso realizar um cadastro, que passa pelas fases de identificação, em que são solicitados documentos pessoais, depois uma triagem, para verificar os sinais vitais, estado de saúde e identificar um possível anemia, e por fim, a entrevista, para saber o histórico médico, hábitos de vida, e saber se o candidato é apto a ser doador.

Após o cadastro, o candidato apto já pode doar. A coleta é realizada de forma segura, com retirada de aproximadamente 450ml de sangue. Ao final do procedimento, o doador recebe água e lanche. Todo o processo leva em média 40 minutos. É importante ressaltar que o doador que realizar o cadastro não é obrigado a doar novamente, somente quando quiser.

Onde doar?

O Banco de Sangue do HAJ recebe doações de qualquer tipo de sangue, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua 239, n º 206, Setor Universitário, em Goiânia. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (62) 3243-7031. De segunda a sexta, das 7h às 17h. Aos sábados das 8h às 12h, exclusivamente para doadores de plaquetas.

Fotos: Allison de Oliveira/Assessoria de Comunicação – ACCG

Associação de Combate ao Câncer em Goiás – Hospital de Câncer Araújo Jorge – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo