Sargento se torna primeira mulher a ocupar a função de corneteira no CBMGO

Corneteiros são responsáveis pelos toques para a execução dos movimentos de Ordem Unida, alvorada e recepção de autoridades militares.

A Sargento Aline Telles dos Santos Marques, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), tornou-se, nesta quarta-feira (24/11), a primeira mulher a ocupar a função de corneteira no CBMGO. O corneteiro é o responsável por participar das diversas solenidades e formaturas, dando os toques para a execução dos movimentos de Ordem Unida, bem como toques diários como alvorada e recepção de autoridades militares, entre outros.

A formatura do Curso Prático de Corneta (CPC-2021), presidida pelo Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos, foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Goiânia. Além da Sargento, o Soldado Diogo de Araújo Ribeiro também concluiu o curso que teve o objetivo de preparar os militares para atenderem as necessidades de corneteiros aptos para as cerimônias tanto nos quarteis como também em desfiles comemorativos. Este foi o segundo curso do gênero realizado na corporação.

Durante o treinamento, os bombeiros militares tiveram aulas de iniciação de teoria musical, realizaram discussões sobre os toques referentes ao alto comando do Exército Brasileiro e, dentro da grade de curso, também tiveram acesso ao Manual de Toques de Corneta do Exército, aulas de vade-mécum de cerimonial militar, manejo de instrumento e técnicas de embocadura e respiração, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social – Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo