Em Santo Antônio do Descoberto, Caiado firma convênio com prefeitura para oferecer trabalho a detentos

Termo de cooperação entre Diretoria-Geral de Administração Penitenciária e prefeitura possibilita que reeducandos tenham oportunidade de emprego, geração de renda e remição de pena. 

O governador Ronaldo Caiado cumpriu agenda em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, nesta quarta-feira (27). Na ocasião, foi assinado convênio entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e a Prefeitura Municipal, que estabelece parceria para permitir que os reeducandos do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás tenham oportunidade de trabalho, geração de renda e remição de pena.

Os detentos do regime fechado trabalharão, em galpão nas dependências da Unidade Prisional de Santo Antônio do Descoberto, na produção de artefatos de concreto destinados à prefeitura. As atividades serão exercidas com a colaboração de até 20 reeducandos. O reeducando receberá remuneração mensal de pelo menos um salário mínimo, que poderá ser acrescida de acordo com a produtividade.

A jornada de trabalho será de seis a oito horas diárias, com descanso aos domingos e feriados. A DGAP será responsável pela seleção dos participantes e à Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto caberá treinar os detentos para a execução dos serviços. Caiado parabenizou o diretor da Unidade Prisional de Santo Antônio do Descoberto, Eliabe Nascimento, pelo convênio.

“Foi construído para que pudéssemos dar oportunidade de socialização àqueles que estão detidos e, ao mesmo tempo, retribuindo à sociedade de Santo Antônio com construções que virão nos próximos dias. Meus parabéns pelo trabalho e é isso que nós precisamos nas nossas unidades prisionais no Estado de Goiás”, pontuou o governador.

A gerente de produção agropecuária e indústria da Polícia Penal, Alline Scaglia, explicou a importância da parceria para o município. “Vamos entregar para a sociedade um trabalho advindo desses reeducandos que serão selecionados para a produção de blocos e artefatos de concreto, diminuir os casos de reincidência e fazer cumprir o que está na lei de execução penal, que é o trabalho do preso”, disse Aline.

Também estiveram presentes à solenidade em Santo Antônio do Descoberto os deputados federais Delegado Waldir e José Nelto; o vice-prefeito Elismar Malta Ribeiro (Lima Vendedor); o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Vandilson Felipe dos Santos; os comandantes Tenente-Coronel Marcos de Bastos (17º Comando Regional da Polícia Militar – 17º CRPM, Águas Lindas de Goiás) e Tenente Carlos Magno Rodrigues Meneses (3º Pelotão Bombeiro Militar – Santo Antônio do Descoberto); a coordenadora regional de Educação de Águas Lindas de Goiás, Lena Vânia Xavier Cordeiro; o secretário municipal de Ação Social, Alexandre de Jesus; o representante do deputado federal José Mário Schreiner, Marcelo Nicolau; o delegado Kalil, além de demais pessoas convidadas.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo