Secretaria de Segurança Pública de Goiás inicia 1ª Semana de Compliance Público da pasta

Até a próxima sexta-feira (08/10), serão realizadas diversas palestras no formato online. Evento tem como objetivo discutir boas práticas na administração pública. “Nós acreditamos no Programa de Compliance. Acreditamos também nessa mudança de cultura. Temos que trabalhar isso”, destacou o secretário Rodney Miranda.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) iniciou, nesta segunda-feira (04/10), a 1ª Semana de Compliance Público da pasta. A abertura do evento foi realizada de forma online e reuniu 145 pessoas, incluindo autoridades, servidores da pasta, além de outros convidados. O ciclo de palestras abre uma ampla discussão sobre boas práticas na administração pública, baseadas no Programa de Compliance Público (PCP), do Poder Executivo Estadual.

Anfitrião do evento, o titular da SSP-GO, Rodney Miranda, destacou os avanços já obtidos por meio do PCP dentro da pasta. “Um sistema que a gente criou, aperfeiçoou e que hoje está trazendo bons resultados, um meio para que os recursos sejam devidamente encaminhados”, pontuou.

Para o secretário, o foco principal é combater e prevenir a corrupção, a partir da promoção de práticas que contribuam para uma transformação comportamental entre os servidores, garantindo a melhor prestação de serviços à comunidade. “Nós acreditamos no Programa de Compliance. Acreditamos também nessa mudança de cultura. Temos que trabalhar isso”, afirmou Rodney Miranda.

Um dos convidados, o secretário-Chefe da Controladoria Geral (CGE), Henrique Moraes Ziller, lembrou que, em menos de três anos, já são aproximadamente 1.500 riscos mapeados e devidamente monitorados no Estado, o que torna o programa um sucesso. “O tema continua sendo de interesse de todos nós, despertado a atenção de cada uma das pastas. Ele vai com o tempo se infiltrando na nossa estrutura, principalmente na mente e no coração das pessoas, sendo assimilado, para no final produzir os resultados que nós, certamente, veremos”.

Compliance e Governança Pública

As discussões desta segunda-feira foram conduzidas pelo controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle. Ao longo do encontro virtual foram abordados diversos assuntos sobre governança e integridade na prática, com foco no trabalho desempenhado no Poder Executivo mineiro. De acordo com o também auditor federal de finanças e controle da Controlaria Geral da União (CGU), compliance não é apenas um processo de gestão, mas sim uma ferramenta usada para gerar mudanças.

“Só que pra isso exige tempo. A gente não pode ser muito imediatista em termos de resultados, principalmente resultados financeiros”, disse. “A gente tem que acreditar que consegue mudar algumas posturas. Sempre vão ter aqueles 10 ou 15% – vários estudos mostram isso – com quem não adianta falar sobre integridade. Pra elas, a punição tem que funcionar muito bem”, completou.

A 1ª Semana de Compliance Público da Secretaria de Estado da Segurança Pública segue até sexta-feira (08/10), com palestras de outras autoridades e especialistas. O tem desta terça-feira (05/10) será a “Cultura da Responsabilização: o papel do colaborador e os reflexos para a sociedade”. As discussões serão conduzidas pela advogada especialista em compliance e chefe de gabinete da CGE-GO, Bruna Piza, e também pela advogada e auditora independente em investigações internas corporativas, Ana Carolina Ferrari.

A palestra terá início às 8h30 e poderá ser acessada pela plataforma online Zoom. A programação completa está disponível no site da SSP-GO.

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo