Alta produtividade: PMGO apreende mais de 290 kg de drogas e realiza 20 prisões
Maioria das detenções foi motivada pelo envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Dois indivíduos presos estavam foragidos da justiça.
Mantendo a produtividade em alta, a Polícia Militar de Goiás apreendeu mais de 290 quilos de drogas, durante as diferentes ações realizadas entre a tarde desta quinta-feira (20/05) e madrugada de sexta (21/05). Nesse período, também foram apreendidas ao menos cinco armas de fogo, diversas munições, um pé de maconha, nove pássaros silvestres em cativeiro, além de veículos roubados/furtados ou usados em crimes.
A PM realizou pelo menos 20 prisões ao longo das diligências. A maioria delas foi motivada pelo envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Dois dos indivíduos detidos estavam foragidos da justiça. Um adolescente também foi apreendido. As principais ocorrências foram registradas na capital, em Aparecida de Goiânia, São João D’ Aliança, Rio Verde, Anápolis, Trindade, Hidrolândia, Senador Canedo, Itapuranga e Orizona.
Apenas em uma das ações, militares do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) apreenderam 120 quilos de maconha. As equipes descobriram os ilícitos durante patrulhamento pelo Setor Morada do Sol, em Goiânia. Na ocasião, dois indivíduos em atitude suspeita foram abordados. Após busca veicular e residencial, as drogas foram encontradas. Um dos homens era integrante de uma facção criminosa e já tinha passagens por tráfico. Os dois foram levados à Central de Flagrantes (CGF). A apreensão trouxe prejuízo de R$ 160 mil ao crime organizado.
Em outra ocorrência, realizada por policiais do 1º BPMRV, do Comando de Policiamento Rodoviário (CPR), foi apreendido um carregamento com 100 quilos de maconha, na GO-080, em Goiânia. Os entorpecentes eram transportados em um caminhão, em meio a eletrodomésticos e cestas básicas. O condutor foi abordado na barreira de fiscalização. Aos militares, ele informou que vinha de São Paulo e que levaria a carga para o Pará. O homem foi preso em flagrante e levado, junto às drogas e o veículo, à Central de Flagrantes da capital.
Já em Trindade, na região metropolitana, equipes do Batalhão de Choque efetuaram a prisão de um indivíduo, com 16 tabletes de maconha. Os militares realizavam rondas no município, quando avistaram o homem, que apresentou nervosismo. Após verificação, foi constatado que o suspeito possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas. Os policiais realizaram buscas na casa do indivíduo, onde foram encontrados os ilícitos e uma balança de precisão. Depois de preso, ele foi conduzido à Delegacia da cidade.
Equipes do Choque ainda apreenderam, em outra ocorrência, 15 quilos de maconha. Os entorpecentes foram localizados durantes ações de patrulhamento no Setor Garavelo Residencial Park, em Aparecida de Goiânia. Parte da droga estava com um homem, abordado pelos policiais e o restante na casa onde ele morava, no município. Além dos tabletes, foram apreendidos também um pé de maconha e uma balança de precisão. O suspeito foi encaminhado ao 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia.
Na capital, militares do 42º Batalhão da PM apreenderam uma arma de fogo e 12 peças de maconha. As equipes receberam denúncia anônima, sobre possível ponto de venda de drogas no Residencial Moinho dos Ventos e foram ao local averiguar. Chegando ao endereço, um indivíduo efetuou diversos disparos contra os policiais, que revidaram. Ele foi atingido e levado ao hospital, mas não resistiu. Com o suspeito, foram encontrados os entorpecentes e uma pistola calibre .40. O homem era faccionado e tinha envolvimento com diversos homicídios e tráfico na região metropolitana. Os itens apreendidos foram levados à CGF.
Ainda no combate à comercialização de entorpecentes, policiais da Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Rio Verde prenderam um indivíduo, com grande quantidade de drogas. O suspeito foi abordado durante rondas na cidade e estava em posse de uma porção do ilícito. Ele indicou endereços no município, onde haveria mais entorpecentes. Após diversas diligências, foram apreendidos 12 quilos de maconha. O homem, que já possuía passagem pelo crime de tráfico, foi conduzido à 8ª Delegacia Regional de Polícia.
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás