Final de semana: Polícia Militar realiza ao menos 45 prisões em Goiás
Ações resultaram na apreensão de drogas, armas e na desarticulação de uma organização criminosa, especializada no contrabando de cigarros.
A Polícia Militar de Goiás realizou ao menos 45 prisões no Estado, em ações ostensivas contra a criminalidade, realizadas entre a noite de sexta (26/03) e este domingo (28/03). Dentre os indivíduos detidos, quatro estavam foragidos da justiça. Neste período, foram apreendidos aproximadamente 60 quilos de drogas, pelo menos 17 armas de fogo, munições, veículos roubados/furtados ou utilizados em crimes, cigarros contrabandeados e 150 quilos de pescado, proveniente de crime ambiental.
A maioria das prisões foi motivada por crimes como tráfico de entorpecentes, porte ilegal/posse irregular de arma de fogo, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo. As principais ocorrências foram registradas na capital, em Aparecida de Goiânia, Taquaral, Itumbiara, Luziânia, Anápolis, Trindade, Jataí, Águas Lindas, Alexânia, São Simão, Novo Brasil, Flores de Goiás, Minaçu, Campinorte, Rio Verde, Formosa, Itapuranga e Jussara.
Durante a Operação Sigarellum, o Comando de Operações de Divisas (COD), realizou a maior apreensão de cigarros contrabandeados da história da unidade policial. Foram apreendidos 1.200 caixas com o produto, totalizando 64.000 mil maços, de diferentes marcas. A ação foi deflagrada na noite de sexta-feira, em parceria com o Núcleo de Repressão da Receita Federal em Goiânia. No decorrer das diligências, foram localizados três depósitos com os cigarros, um na capital e outros dois em Aparecida de Goiânia.
Os espaços pertenciam a uma organização criminosa, considerada a maior do Estado de Goiás relacionada a crimes de contrabando. O grupo foi desarticulado na operação, com a prisão de seis pessoas, entre eles cinco homens e uma mulher. Ao todo, foram necessários quatro caminhões e dois utilitários para transportar todo o quantitativo de cigarros. A apreensão traz prejuízo estimado em R$ 8 milhões ao crime organizado. Os presos e todo o material apreendido foram encaminhados para Delegacia da Polícia Federal em Goiânia.
Em outra ocorrência, militares do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro) apreenderam, na capital, 25 quilos de maconha. As equipes realizavam moto patrulhamento pelo Jardim Guanabara, quando avistaram dois indivíduos suspeitos. Os ilícitos foram encontrados em meio a uma falsa carga de frutas, com o intuito de driblar a fiscalização. A dupla confessou aos policiais que teria buscado os entorpecentes em Minas Gerais. Os dois suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes.
Também no combate ao tráfico de drogas, militares do Batalhão de Choque efetuaram a detenção de um indivíduo, no município de Itumbiara. Com ele, foram apreendidos 6 quilos de crack, 550 gramas de cocaína, 1 quilo de maconha, porções dos entorpecentes, pinos para acondicionamento da cocaína e três balanças de precisão. Com o flagrante, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Itumbiara para procedimentos cabíveis.
Já em Aparecida de Goiânia, policiais do 41° BPM e do 8° BPM prenderam um homem, suspeito de homicídio. O crime teria sido praticado contra a própria irmã do suspeito, após uma discussão por motivo fútil, envolvendo uma máquina de lavar. Depois de supostamente esfaquear a vítima, o indivíduo foi agredido por populares e precisou ser levado ao Hospital de Urgências de Goiânia. Posteriormente ele recebeu alta e foi encaminhado para o 4º Distrito Policial de Aparecida.
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027