Abraço musical 193: profissionais de saúde da capital são homenageados pela Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros

Projeto, que vem percorrendo diversas unidades de saúde, foi levado nesta terça-feira à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

Com o intuito de homenagear e de levar alento aos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, que atuam na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19, a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar levou música aos corredores da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, na manhã desta terça-feira (18/08). A ação, que faz parte do projeto Abraço Musical 193, tem levado alegria a diversas unidades de saúde nos últimos meses.

As apresentações contam com repertório variado, que vai desde a MPB ao Erudito. Na performance desta segunda, os bombeiros militares músicos executaram trilhas “flashback”, bastante conhecidas entre o público da terceira idade e que incluem seleções de Bee Gees, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ary Barroso.

O projeto, que começou no final de março deste ano, tem emocionado a população e na apresentação de hoje, não foi diferente, como apontou o Major Israel Fonseca, Regente Geral do Corpo Musical Bombeiro Militar. “Sabemos que serviços médicos não podem parar, mesmo em tempos de pandemia, mas a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia parou. Parou para ver a banda tocar, tocar os corações daqueles que ali passavam, daqueles que ali trabalham, daqueles que ali dedicam seu tempo em salvar vidas”, destacou.

As ações também são voltadas para as pessoas contaminadas pelo vírus e que cumprem isolamento social em casa. “O Corpo de Bombeiros é que aplaude através da música àqueles que cumprem a quarentena por estarem diagnosticados com a Covid-19, estes o fazem em respeito ao semelhante. O Abraço Musical é uma forma de alento aos corações daqueles que estão em isolamento social”, pontuou.

Ao todo, 31 bombeiros fazem parte da banda sinfônica. Para cada apresentação, são enviadas frações contidas no corpo musical. Durante os cinco meses de andamento do projeto, a corporação já abraçou musicalmente diversas unidades de saúde. Entre elas o Hospital de Campanha para enfrentamento ao coronavírus (HCamp), o Hospital Alberto Rassi (HGG), o Hemocentro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o Hospital Araújo Jorge, dentre outros.

O Abraço Musical 193 deve percorrer ao longo dos próximos meses o Aeroporto Santa Genoveva, na capital, o Hospital Garavelo, Hospital da Vila Brasília, Hospital Santa Bárbara, além de diversas Maternidades de Goiânia. A expectativa é de que o projeto possa alcançar ainda profissionais que fazem parte dos serviços essenciais, como aqueles que atuam nas Polícias Civil e Militar e na imprensa.

As datas, contudo, não são avisadas com antecedência, para evitar aglomerações nos espaços e consequentemente, a proliferação do coronavírus. “A música começa de forma surpresa àqueles que alí estão. Portanto, só fazemos ciente o setor administrativo do local prestigiado”, relatou o major dos Bombeiros.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo