Transparência: Comitê Setorial de Compliance Público da SSP promove reunião de membros

As considerações feitas no encontro, por meio de videoconferência, incluíramos avanços da implantação, regulamentação e resultados do programa instituído em 2019

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), por meio da Assessoria de Controle Interno e da Gerência de Planejamento Institucional, promoveu nesta terça-feira (04/08) a Reunião do Comitê Setorial do Programa de Compliance Público (PCP) da pasta entre todos os membros integrantes. O encontro, realizado via videoconferência, teve como objetivo discutir sobre os avanços da implantação, regulamentação e resultados do programa instituído em 2019 – que ajuda a cumprir as normas legais e políticas estabelecidas pelo Estado de forma transparente – e reuniu autoridades e representantes das superintendências da SSP, sob os comandos do secretário Rodney Miranda.

De início, a reunião contou com a apresentação de informações sobre os avanços da implantação do Programa de Compliance Público na secretaria, que ocorreu no último ano como determinação do Governo de Goiás. De acordo com o que foi exibido, o programa aprimorou a disseminação dos objetivos da SSP delimitados no projeto inicial e realizou treinamentos visando a implementação desses objetivos na rotina diária dos servidores da pasta; constituiu e evidenciou o Comitê Setorial com a participação dos membros; além de revisar a Matriz de Riscos e o Plano de Ação, adotando Gestão de Riscos para os novos projetos significativos da SSP.

Dentre outros pontos, também foi apresentado o resultado obtido pela SSP no Ranking do Programa de Compliance Público – com o objetivo de impulsionar novos rumos para o programa – que em 2019 teve resultado satisfatório na implementação das ações propostas para gestão dos riscos e combate à corrupção. Além disso, também foram discutidos pontos como o plano de comunicação, a continuação do plano de Gestão de Riscos, atividades realizadas em 2020.

Para a 2º Tenente da Polícia Militar Priscilla de Freitas Andrade, Gerente de Planejamento Institucional a reunião foi essencial para legitimar as ações de execução do Programa de Compliance Público da Pasta. “Isso é possível a partir de uma criteriosa análise de continuidade de implantação, considerando o Comitê Setorial, órgão colegiado de caráter deliberativo, a quem compete fomentar as práticas e estimular a cultura de Gestão de Riscos por todas as áreas da Secretaria de Estado da Segurança Pública, assim como, zelar e acompanhar de forma sistemática o cumprimento da Política de Gestão de Riscos da SSP”, explicou.

Além disso, Priscilla argumentou que questões relevantes sobre o processo de gestão de riscos foram levadas ao conhecimento do Comitê Setorial, cujas decisões nortearão todo o processo de gestão de riscos e impulsionarão novas práticas para expansão das ações anticorrupção em novos setores da Pasta, rumo à avanços em gestão de riscos da SSP.

Ainda durante a reunião, de acordo com o assessor de Controle Interno, Givaldo Faria da Costa, que foi um dos oradores da vídeo conferência e relembrou sobre a história do PCP desde seu início, o resultado do trabalho tanto interno quanto externo do programa está “espetacular”. “Vemos integrantes da SSP discutindo gestão de risco, sobre a efetividade de ações da PCP, dá gosto. São pessoas muito comprometidas”, garantiu.

Em consoante com a Tenente Priscilla e o assessor Givaldo, o secretário da SSP Rodney Miranda, sublinhou sobre a competência da equipe da SSP, comentou sobre a importância do programa e parabenizou os envolvidos. “Estamos trabalhando com a mudança de uma cultura gradativa que trará resultados que serão vistos e comprovados permanentemente, então parabéns pela iniciativa e trabalho da equipe”, saudou Rodney.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo