Irapuan enaltece coragem dos concluintes do Curso de Operações de Choque da PMGO

Participaram militares de Goiás e outros quatro Estados. Foram 45 dias de duração, com 330 horas de formação. Dos 121 que iniciaram, 85 conseguiram a especialização

 O secretário de Segurança Pública de Goiás, Irapuan Costa Júnior, enalteceu a coragem dos 85 policiais militares que concluíram o 15º Curso de Operações de Choque da Polícia Militar do Estado de Goiás. Participaram militares de Goiás, Tocantins, Santa Catarina, Maranhão e Distrito Federal e guardas civis de Goiânia. A solenidade de formatura foi realizada na noite de quinta-feira (13), no Batalhão de Choque,  no Setor Marista, em Goiânia.

Irapuan Costa Júnior parabenizou os formandos pela coragem, garra e determinação em se especializarem em um dos cursos mais difíceis da Polícia Militar. “Estes militares estarão aptos a atuar em distúrbios civis e em diversas operações que necessitem de policiais militares extremamente qualificados para promover o retorno da paz social e garantia da ordem pública”, afirmou.

O comandante geral da PMGO, coronel Silvio Vasconcelos Nunes, é considerado o Choqueano 01 (pioneiro). Em seu pronunciamento, ele relembrou os “dias de luta e glória” para sua formação no Curso de Operações de Choque realizado na PM de São Paulo. Posteriormente, aplicou os conhecimentos adquiridos na criação do curso em Goiás e na formação de outros militares.

O Batalhão de Choque está subordinado ao Comando de Missões Especiais, destinado à reserva tática do Comando Geral da corporação. É atualmente responsável pelo desencadeamento de missões como atuação em controles de distúrbios civis, reintegrações de posse, atuação em rebeliões em presídio e policiamento em grandes eventos, o que se dá dentro de todo o Estado, e realiza ainda o patrulhamento em recobrimento a malha protetora das unidades policiais militares de área.

Foram destaques a primeira colocada do curso, a soldado feminina da PM de Santa Catarina Franciele Silva, e a aluna soldado da PM de Goiás Ana Gabriela Moreira. Coronel Sílvio Vasconcelos Nunes ressaltou que as quais foram submetidas a todo esforço físico, psicológico e técnico, se destacando em todos as provas e treinamentos.

Diversas autoridades participaram do evento. Entre elas, o general de brigada Mário Fernandes, comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro; coronel André Henrique Avelar de Sousa, chefe do Estado Maior Estratégico da PMGO; coronel Massatoshi Sérgio Katayama, comandante de Ensino da PMGO; coronel Heber de Sousa Lima, comandante de Missões Especiais; tenente coronel Daniel Pires Aleixo, comandante do Batalhão de Choque.

FOTOS: PM5

Comunicação Setorial

Secretaria de Segurança Pública

(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo