Corpo de Bombeiros realiza treinamento com drone
Equipamento, em utilização na 44ª Operação Férias, lançará flutuador life belt para ajudar a salvar banhistas com risco de afogamento
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás realizou um treinamento de salvamento aquático, na 44ª Operação Férias – Turista Seguro, com o apoio de um drone no lançamento de um flutuador tipo life-belt a vítimas de afogamento.
O treinamento consiste em utilizar o equipamento para auxiliar no salvamento de banhistas com risco iminente de afogamento, simultaneamente o guarda vidas realiza a aproximação e salvamento. O tenente coronel Washington Luz Vaz Júnior, comandante da 44ª Operação Férias, ressalta que “este treinamento vai reduzir o tempo resposta para aproximação às vítimas e lançamento de um equipamento de flutuação, cujo o objetivo principal será sempre a preservação da vida”.
O foco principal da operação férias será a prevenção de afogamentos e acidentes com embarcações ao longo do Vale do Araguaia e Alto Paraíso no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O Secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, destaca a importância do treinamento para o trabalho com objetivo de proteger e salvar vidas dos turistas que buscam o Rio Araguaia para descansar neste período de férias.
Segundo o Comandante Geral do CBMGO, coronel Márcio André de Morais, “os Bombeiros Militares que atuam no serviço operacional de salvamento aquático e mergulho autônomo estão bem preparados e contam com o que há de mais moderno em relação a material, equipamentos e viaturas”, importante para garantir a segurança do cidadão goiano, às margens do Araguaia.
Nestes 20 dias da operação, o CBMGO já efetuou mais de 150 mil atendimentos, dentre eles orientações para utilização de coletes salva vidas, advertências para o respeito aos limites de área de banhistas, excesso de peso em embarcações e atendimentos de vítimas, sempre focados na prevenção e proteção da vida.
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027