Nova sede da PGE é inaugurada

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) inaugurou hoje sua nova sede, no Setor Oeste, dando prosseguimento às comemorações da Semana do Procurador do Estado, cujo dia é comemorado em 11 de novembro, quinta-feira. O prédio, com área construída de 9.017,39 m², é o primeiro, nestes 57 anos de existência da PGE, com capacidade física e logística para abrigar toda a estrutura do órgão, que exerce uma função essencial à Justiça.

A Procuradora-Geral do Estado, Juliana Diniz Prudente, abriu a solenidade lamentando a perda do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que morreu durante a madrugada em São Paulo. Depois, fez um breve histórico da PGE, que, antes de ser criada, tinha suas atribuições exercidas primeiro pelo Ministério Público e, depois, pela Consultoria-Geral, que acumulava também as funções de Procuradoria Fiscal e Assistência Judiciária. 

Só em 11 de novembro de 1964, a PGE foi criada, mas o ex-governador Mauro Borges, que a criou, não chegou a dar posse ao primeiro procurador-geral, porque foi deposto. Desde então, a PGE nunca teve um local próprio para o desempenho d suas atividades. Ocupou o 5º e o 6º andares do prédio do antigo Banco do Estado de Goiás (BEG), até que, em 1972, foi transferida para o primeiro andar do Centro Administrativo. Em 1996, foi para o prédio número 26 da Praça Cívica, na antiga Chefatura do Estado de Goiás, de onde foi transferida para outro prédio histórico, do antigo Tribunal de Justiça, também na Praça Cívica, e, finalmente, para a sede atual, na Rua 2 esquina com República do Líbano, no Setor Oeste.

Juliana justificou a necessidade de uma estrutura adequada citando que, só neste ano, houve um aumento de 45% nas demandas judiciais envolvendo o Estado, que passaram de 122 mil para 177 mil. “Recebemos, em média, 2 mil comunicações processuais por dia”, disse, lembrando que, no último prédio, era preciso escolher entre ligar o ar-condicionado ou o computador, porque ele não suportava os dois usos simultaneamente. Hoje, com os processos digitalizados e o uso de tecnologias como inteligência artificial, pontuou a Procuradora-geral, muito se avançou.

Placa
A inauguração do novo prédio foi marcada pelo descerramento da placa inaugural, com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Zacarias Coelho; do desembargador Anderson Máximo; do defensor-público geral do Estado, Domilson Rabelo; do promotor de Justiça Rodrigo Félix Bueno, representando o Ministério Público; do presidente das OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva; do presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Claudiney Rocha.

[galeria_wordpress caminho=bagallery/gallery-63]

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo