IBGE apresenta base cartográfica contínua de Goiás e Distrito Federal
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de disponibilizar a base cartográfica vetorial contínua do Estado de Goiás e do Distrito Federal (BC100/GO_DF), na escala 1:100.000 (1 cm = 1.000 m)
A nova base cartográfica contínua de Goiás e Distrito Federal pode ser acessada gratuitamente aqui.
Esse é o primeiro conjunto de dados geoespaciais vetoriais do Projeto BC100 a ser disponibilizado à sociedade brasileira. Em formato digital para utilização em Sistemas de Informação Geográfica, a base cartográfica provê informações relativas ao posicionamento espacial, nomes geográficos e à classificação dos elementos representados.
O projeto BC100 objetiva mapear todas as 27 unidades da federação na escala 1:100.0000, dando origem a um produto cartográfico de abrangência nacional mais detalhado que os atualmente disponíveis. As bases cartográficas vetoriais contínuas que integram esse projeto são geradas a partir de interpretação de imagens dos satélites ALOS/AVNIR-2 e RapidEye, e complementadas com informações produzidas por instituições e órgãos governamentais parceiros.
Os arquivos digitais que compõem a BC100/GO_DF estão disponibilizados em formato livre (Shape File, GeoPackage e Dump do banco PostGIS), para utilização em Sistemas de Informação Geográfica, sendo compatíveis com diversos softwares para leitura desse tipo de dado.
A BC100/GO_DF traz informações sobre as categorias Hidrografia, Sistema de Transporte, Energia e Comunicações, Abastecimento de Água e Saneamento Básico, Educação e Cultura, Estrutura Econômica, Localidades e Limites da área representada. O sistema de referência geodésico é o SIRGAS2000, com sistema de coordenadas geográficas.
As principais aplicações da base envolvem programas de governo com enfoque territorial, propiciando análises que demandem uma visão de conjunto das unidades da federação e dá subsídio para representações temáticas – sociais, econômicas e ambientais – do território. A BC100/GO_DF também pode ser acessada através da INDE e seus metadados podem ser encontrados no catálogo de metadados do IBGE.
Fonte: MundoGEO.