Governo de Goiás abre licitação para concessão do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), publicou no último dia 4, o edital de licitação para a concessão do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan). O projeto prevê investimentos de mais de R$ 303 milhões na unidade de conservação, voltados à preservação ambiental, ao turismo sustentável e à melhoria dos serviços oferecidos à população.

O edital da Concorrência Pública nº 001/2025 e demais documentos estão disponíveis em: https://goias.gov.br/meioambiente/concorrencia/. A sessão pública presencial está prevista para o dia 4 de novembro de 2025, na sede da B3, em São Paulo (SP). O critério de julgamento será a maior oferta pela outorga fixa a ser paga ao Governo de Goiás. O prazo para envio da documentação se encerra no dia 24 de outubro de 2025.

A concessão tem como objetivo ordenar a visitação, fortalecer a educação ambiental e ampliar a infraestrutura do parque, com a implantação de restaurante, mirantes, teleférico e readequação de trilhas. Também estão previstas melhorias no controle de acesso, recepção dos visitantes, estacionamentos, serviços de receptivo, alimentação, comércio, ecoturismo e turismo de aventura. A iniciativa potencializa a vocação turística da região, que já recebe milhões de visitantes anualmente, criando mais um atrativo integrado ao polo turístico de Caldas Novas e Rio Quente.

O prazo de concessão é de 30 anos, abrangendo aproximadamente 12.300 hectares do Pescan. A concessionária vencedora será responsável pela revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos e equipamentos, além de custear ações de conservação e proteção, em modelo de gestão que prevê inclusive compartilhamento de receitas com o Estado.

O processo de concessão foi elaborado a partir de estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira realizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta foi debatida em consulta pública e em duas audiências realizadas em agosto de 2023, nos municípios de Rio Quente e Caldas Novas. O trabalho contou com a atuação conjunta da Semad e da Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias).

Comunicação Goiás Parcerias – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo