Oficina de textos oficiais: construção e reconstrução textual
Oficina Presencial – não há turmas disponíveis para inscrição
O material didático para acompanhamento das atividades do curso será disponibilizado em formato digital no primeiro dia de aula. Nesse caso, não será entregue a apostila (ou material didático) de forma impressa.
Horário
Curso Presencial, das 8h às 12h.
Objetivos
Geral:
- Colaborar com a melhora da redação oficial por levar os servidores participantes
não só à identificação de formas eficientes e de formas inapropriadas de elaboração dos
atos escritos, mas também ao conhecimento e à aplicação de recursos de formulação e
reformulação textual, conforme os qualificadores enfatizados pelo Manual de Redação do
Governo do Estado de Goiás (2020): clareza, concisão, coesão e coerência, objetividade,
formalidade e padronização.
Específicos:
- Conhecer funcionalmente os qualificadores da escrita oficial e percebê-los como
indispensáveis à construção de textos com sentido, em atendimento a demandas reais de
comunicação interna e externa do poder público; - Entender a construção e a reconstrução de um texto oficial como processos de
melhoramento comunicativo; - Julgar atos escritos oficiais, transformados em objetos de análise, para localizar neles
inadequações quanto à organização coerente dos conteúdos (macroestrutura textual) e
quanto à construção do texto de acordo com a modalidade escrita do idioma
(microestrutura textual); - Dominar mecanismos de coesão e de coerência tanto interna quanto externa,
inclusive para identificar seções desconexas, contraditórias ou redundantes, e determinar
o que deve ser eliminado, acrescentado ou simplesmente modificado no enunciado;
e) sugerir formas de reconstrução de segmentos textuais distantes dos qualificadores
da escrita oficial; - Substituir rodeios verbais (circunlóquios) por estruturas mais curtas, simples e
eficientes, inclusive substituir locuções conjuntivas ou prepositivas por termos
individualizados, e reconhecer os efeitos de concisão, objetividade e simplificação
linguística; - Reformular particular e interativamente frases e parágrafos com impropriedades de
linguagem e de técnica redacional (como a extensão desmedida) pertencentes a atos como
ofícios, despachos, portarias e notas técnicas; - Empregar, além de recursos corretivos, adaptações textuais simplificadoras
(paráfrases) com o uso de linguagem de amplo domínio e estabelecer a necessária análise
comparativa entre o enunciado original e o enunciado reformulado; - Expandir as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica das
sentenças e dos parágrafos de autoria alheia, também de autoria própria; - Aplicar nos textos de elaboração própria revisões para ajustá-los aos qualificadores
da escrita oficial e precavê-los de possíveis falhas, também revelar redatores que alcançam
níveis mais eficientes de comunicação na lida administrativa; e - Converter o intento de simplificação da linguagem, dos conteúdos e das estruturas
composicionais da escrita oficial em prática de elaboração e reelaboração textual, inclusive
com a rejeição aos jargões jurídicos e aos termos técnicos do Direito, para que os textos
redigidos se tornem mais comunicativos.
Público-Alvo
Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.
Carga Horária
20 horas
Conteúdo Programático
- Dimensão conceitual e funcional dos qualificadores da escrita oficial (clareza,
concisão, coesão e coerência, objetividade, formalidade e padronização), conforme o
Manual de Redação do Governo do Estado de Goiás (2020); - Inventário e caracterização dos recorrentes desvios da modalidade escrita e da
técnica redacional nos textos da administração pública estadual; - Retificações gramaticais (correção linguística) e adaptação textual qualificadora
(paráfrase) na reformulação de seções da escrita oficial; - Relevância da seleção de vocábulos e do uso de sinônimos na elaboração ou na
reelaboração textual; - Estruturas e operações linguísticas substitutivas das inapropriadas, inclusive
gerundiais (que apelam inadvertidamente para o gerúndio), no curso da (re)escritura; - Operadores discursivos (conectores e articuladores argumentativos) estratégicos
na redação oficial; - Noções de construção dos períodos gramaticais (fraseologia), com ênfase em
enunciados completos (indispensáveis) e enunciados incompletos ou exorbitantes
(passíveis de reconstrução); e - Noções de estruturação do parágrafo padrão (paragrafação), com ênfase na
formulação do tópico frasal e das frases complementares.
Critérios para aprovação:
Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento).
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