Responsáveis pela Avaliação Institucional (2024)

Prof. Dra. Alessandra Siqueira Lessa – Gerente do Ensino Superior e Projetos Pedagógicos (GESPP) e representante da coordenação pedagógica

Jakeline Carvalho Silva Polonski – Representante da Coordenação Administrativa

Laryssa Cristinne Afonso da Costa – Representante Discente

Relatório de autoavaliação – 2022 

Relatório de autoavaliação – 2023

Relatórios parciais de avaliação – Turma I Gestão, Pessoas e Inovação

A participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação e autoavaliação é essencial para o aprimoramento contínuo da qualidade das atividades institucionais. Para garantir essa contribuição, ao final de cada disciplina dos cursos de pós-graduação são aplicados questionários direcionados aos alunos.

Esses questionários buscam coletar percepções e sugestões sobre diversos aspectos, como o ambiente acadêmico, a metodologia pedagógica utilizada, a didática dos professores, a infraestrutura disponibilizada e a eficácia do gerenciamento e da comunicação com a equipe responsável pela coordenação dos cursos de pós-graduação.

Essas consultas oferecem uma visão abrangente e fundamentada sobre a experiência acadêmica dos estudantes, permitindo identificar pontos de melhoria e fortalecer as práticas já consolidadas. A análise dessas informações serve como base para o desenvolvimento de ações corretivas e estratégias institucionais, visando elevar a qualidade dos cursos e garantir um ambiente acadêmico mais eficiente e acolhedor.

Os professores desempenham um papel fundamental nos processos de avaliação institucional, participando ativamente por meio de reuniões de feedback realizadas com a coordenação do curso. Nessas reuniões, há um diálogo construtivo sobre a metodologia aplicada nas disciplinas, permitindo uma reflexão conjunta sobre a eficácia das abordagens pedagógicas adotadas.

Além disso, essas reuniões são uma oportunidade para identificar possíveis necessidades de adequação no ambiente de ensino e nos canais de comunicação com os alunos. A coordenação, juntamente com os docentes, busca encontrar soluções que melhorem a interação com a turma, otimizem o processo de ensino-aprendizagem e fortaleçam a qualidade das atividades acadêmicas. Esse diálogo constante visa ajustar práticas para atender melhor às demandas dos estudantes e promover um ambiente educacional mais colaborativo e eficiente.

O relatório aborda os seguintes aspectos:

  1. Avaliação do contexto: missão, PDI e Política de Capacitação
  2. Políticas e Regramentos
  3. Ampliação da comunicação: comunidade acadêmica, poder público e sociedade
  4. Gestão de processos administrativos e acadêmicos
  5. Política de apoio pedagógico aos estudantes
  6. Instrumentos da avaliação institucional
  7. Recomendações

Mudanças realizadas após a apresentação do relatório dos resultados do processo de avaliação de 2023:

a. Realização de plano semestral de reuniões de alinhamento com professores dos cursos de pós-graduação com a finalidade de refletir sobre práticas didáticas e pontos da ementa dos cursos que precisam do conhecimento de todos os docentes.

b. Mudança da coordenação dos cursos

Atribuição da função de coordenação acadêmica e administrativa a servidoras capacitadas com a finalidade de melhorar a comunicação com os discentes.

c. Adoção de processo de avaliação contínuo

Na metade da carga horária de cada disciplina, a coordenação administrativa do curso estabelece contato com os alunos para avaliar diferentes aspectos do andamento da pós-graduação. Nesse momento, os estudantes são consultados sobre a adequação da infraestrutura oferecida, a didática dos professores, com foco na metodologia aplicada, e a eficácia do gerenciamento do curso.
Esse acompanhamento intermediário permite que eventuais ajustes sejam feitos durante o decorrer da disciplina, garantindo que as necessidades dos alunos sejam atendidas de forma ágil. O objetivo é assegurar que o ambiente de ensino, os métodos pedagógicos e a gestão do curso estejam alinhados com as expectativas e contribuam para uma experiência acadêmica de alta qualidade.

d. Melhoria nos processos de comunicação

Houve uma significativa melhoria nos processos de comunicação com docentes e discentes a partir da implementação de novos canais e da ampliação dos já existentes.

O atendimento via WhatsApp foi introduzido como uma alternativa ágil e prática, permitindo uma interação mais direta e eficiente entre alunos, professores e a coordenação do curso.

Além disso, a distribuição de informações sobre a pós-graduação foi ampliada por meio do envio regular de e-mails, atualizações constantes no site institucional e divulgações na TV corporativa da escola, o que incluiu a disponibilização de jornalista em tempo integral para trabalhar na Gerência.

e. Aquisição do acervo da biblioteca

A aquisição de acervo específico para o curso de Gestão, Pessoas e Inovação foi realizada em resposta a uma necessidade identificada junto à equipe de servidoras técnico-administrativas da escola. Essa demanda surgiu a partir da análise do regramento vigente aplicado às instituições de ensino superior, que exige a disponibilização de recursos bibliográficos atualizados e relevantes para o suporte acadêmico.

A iniciativa visa garantir que o curso atenda plenamente aos requisitos normativos e, ao mesmo tempo, ofereça aos alunos e docentes um acervo qualificado, que apoie o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. Com isso, busca-se fortalecer a qualidade da formação e assegurar que os recursos disponibilizados estejam alinhados às exigências acadêmicas e profissionais do campo de gestão e inovação.

f. Regramento sobre a compensação de ausência

Em função das observações levantadas junto à equipe que coordena a pós-graduação, identificou-se a necessidade de elaborar um regramento que estabelecesse de forma clara as condições em que poderia ocorrer a compensação de ausência dos alunos nas disciplinas. Esse levantamento evidenciou a importância de definir critérios transparentes para garantir o equilíbrio entre o cumprimento da carga horária exigida e as situações excepcionais que possam justificar ausências.

Com base nessas demandas, foi desenvolvida a Instrução Normativa nº /2024, que regulamenta os procedimentos e condições para compensação de faltas, assegurando que o processo seja justo e consistente com as diretrizes acadêmicas da instituição. Esse documento orienta tanto os alunos quanto os professores, fortalecendo a organização e a previsibilidade das ações no contexto do curso.

A Escola de Governo disponibiliza formulário online com o objetivo de coletar de forma contínua informações relevantes sobre a estrutura física da escola, a metodologia de ensino e o gerenciamento dos cursos de pós-graduação. As respostas recebidas serão utilizadas para aplicar melhorias e corrigir eventuais desvios que possam impactar a qualidade do ensino e o ambiente escolar. Os dados coletados são tratados com total confidencialidade, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando a proteção da privacidade do participante.
Acesse o Formulário

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