Agrocolégio inicia programação especial de 100 dias letivos
Primeira atividade foi um dia de campo sobre manejo de hortaliças, alinhando formação técnica à prática
Alunos do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela deram início nesta segunda-feira, 09/06, à programação especial em comemoração aos 100 dias letivos. A primeira atividade foi uma aula de campo na horta, implantada pelos próprios estudantes, que abordou técnicas sobre o manejo de hortaliças, integrando teoria e prática, além de reforçar valores como cooperação, responsabilidade e protagonismo no meio rural. Toda o cronograma terá duração de 10 dias e reúne todos os 61 estudantes das turmas A e B.
A vivência prática foi marcada por aprendizado, trabalho em equipe ao recolher as hortaliças que foram cultivadas ao longo dos últimos meses, consolidando na prática o que aprenderam em sala de aula. Além disso, toda a produção da horta é destinada à própria alimentação dos alunos.
Segundo o professor Alexandre Galvão, responsável pela disciplina de Olericultura, a atividade vai muito além da produção de alimentos.
“O mais importante é ensinar aos alunos como plantar, adubar, preparar cova, preparar canteiros… e agora, colher. Com a prática, o aluno fixa o conteúdo teórico e desenvolve um conhecimento mais completo”, explica Alexandre.
Durante as etapas, os estudantes aprenderam sobre as principais famílias botânicas das hortaliças, a importância da rotação de culturas e os diferentes tipos de manejo, como o controle químico e biológico.
A vivência é valorizada pelos próprios estudantes. “Essa rotina tem sido uma experiência nova e uma das melhores que já tive. Participamos de todo o processo: preparo do solo, plantio, cultivo e colheita”, relata Claudio, estudante do Agrocolégio. A aluna Mariana complementa: “Aqui no Agrocolégio, a gente trabalha em equipe, compartilha conhecimentos e aprende a cooperar. Esses 100 dias foram cheios de muita novidade para todos nós”, confirmou.
O professor reforça que, além da parte técnica, a atividade prática desenvolve competências fundamentais para a formação dos jovens. “Se o aluno for dedicado, ele sai daqui um bom profissional. Com o acesso à informação que existe hoje, basta ter interesse e esforço”, afirma Alexandre.
A programação em comemoração aos 100 dias letivos do Agrocolégio conta com diversas atividades práticas, avaliações, visitas técnicas, entre outros. O Agrocolégio Maguito Vilela é fruto da parceria entre a Emater Goiás e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e representa um modelo pedagógico inovador, que une educação, prática agrícola e cidadania.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 (62) 98152-2322
http://goias.gov.br/emater/
@ematergoias