153 municípios serão sinalizados neste ano
O Governo de Goiás irá iniciar imediatamente a sinalização horizontal e vertical de 68 municípios, por meio do programa Goiás Sinalizado, do Detran-GO. A ordem de serviço para os trabalhos foi assinada pelo governador Marconi Perillo na tarde desta quarta-feira (28/02). A proposta do programa é organizar o fluxo de circulação, reduzir os conflitos, e, especialmente, promover a segurança viária, contribuindo para a redução de acidentes.
Além de locais de grande fluxo, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos. Desde a criação, em 2012, o programa já atendeu mais de 200 municípios. Nos últimos dois anos, foram atendidos 94 municípios com a instalação de 8.633 placas e implantação de 120 mil metros quadrados de sinalização horizontal.
Nesta etapa serão beneficiados os municípios de: Abadiânia, Adelândia, Alto Horizonte, Alto Paraíso, Baliza, Buritinópolis, Cabeceiras, Campos Verdes, Cezarina, Colina do Sul, Cromínia, Cumari, Damolândia, Davinópolis Diorama, Fazenda Nova, Firminópolis, Flores de Goiás, Gouvelândia, Guaraíta, Iaciara, Itapaci, Itarumã, Itauçu, Ivolândia, Jaraguá, Jaupaci, Leopoldo de Bulhões, Mozarlândia Mutunópolis, Mundo Novo, Nova Aurora, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Roma, Nova Veneza, Novo Gama, Palmelo, Paranaiguara, Perolândia, Petrolina de Goiás,Pilar de Goiás, Planaltina, Porteirão, Posse, Professor Jamil, Rialma, Rianápolis, Rio Quente, Santa Tereza, Santa Terezinha, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São João da Aliança, São Luís do Norte, São Miguel do Araguaia, São Miguel do Passa Quatro, São Patrício, São Simão, Serranópolis, Silvânia, Teresina de Goiás, Três Ranchos, Trombas, Turvelândia, Urutaí, Valparaíso, Vila Boa.
Segunda etapa atenderá 85 cidades
O governador Marconi Perillo também assinou ordem de serviço determinando ao Detran-GO que sinalize outros 85 municípios. A contratação do material e recursos necessários para a realização dos serviços está sendo feita por meio de licitação.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a sinalização de trânsito no perímetro urbano é de competência dos municípios. Mesmo assim, desde 2012, o Governo de Goiás lançou o programa Goiás Sinalizado para dar apoio às prefeituras. Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho o trânsito é um problema social. “Por isso, se faz necessária a soma de esforços entre as diversas esferas do poder público para promover a segurança viária.