FOCCO-GO inicia 2026 com definição de metas e integração de projetos estratégicos
Encontro realizado no MP-GO reforçou a cooperação entre instituições e o compartilhamento de conhecimentos no combate à corrupção
A primeira reunião de 2026 do Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado de Goiás (Focco-GO) ocorreu, nesta sexta-feira (23/1), no Ministério Público de Goiás, reunindo representantes das instituições que integram a rede de prevenção e enfrentamento à corrupção no Estado. A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) exerce, até 2026, o seu segundo mandato consecutivo na coordenação-executiva do Fórum, reforçando o compromisso do Estado em liderar e articular iniciativas voltadas à integridade e ao combate à corrupção.
Durante o encontro, foram encaminhadas as ações para colocar em prática as metas do FOCCO para o biênio 2025–2026, com ênfase na Ação 4, que prevê o compartilhamento de conhecimentos e a integração de projetos, com o objetivo de evitar retrabalho e otimizar a atuação conjunta em temas semelhantes. Na ocasião, o Secretário do Tribunal de Contas da União em Goiás, Paulo Henrique Nogueira, apresentou um calendário de ações programadas até o final do ano, com intuito de estruturar um painel com as ações de controle realizadas por cada entidade participante.
A reunião também abriu espaço para a apresentação de projetos desenvolvidos pelas entidades participantes. Entre as iniciativas destacadas estão o projeto do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), representado pela Ana Paula de Araújo Rocha, que propõe um referencial para a transferência de equipamentos hospitalares a entidades privadas sem fins lucrativos.
Também foram abordados os programas “Eu vereador” e “Fiscaliza+”, do Ministério Público de Goiás, voltados ao fortalecimento dos controles municipais e apresentados pelo promotor Tommaso Leonardi; e ainda o Time Brasil, iniciativa apresentada pela Controladoria-Geral Regional da União no Estado de Goiás (CGU-GO), representada pela Suzana Kroehling Rodrigues Ferreira.
O encontro reforçou a importância da articulação interinstitucional como estratégia para ampliar a eficiência das ações de controle, transparência e combate à corrupção em Goiás.
O próximo encontro do FOCCO está previsto para o dia 27 de março, na PUC-GO.
Confira o vídeo aqui.
SOBRE O FOCCO
O Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado de Goiás (Focco-GO) é um colegiado interinstitucional criado em 2009, a partir da adesão do Estado à Rede de Controle da Gestão Pública. Reúne órgãos de controle, instituições de justiça, entidades representativas da sociedade civil e universidades, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre as instituições que atuam no combate à corrupção e na promoção da boa governança pública.
Sua atuação é pautada pela articulação de parcerias, pelo compartilhamento de informações, pelo desenvolvimento de ações conjuntas de fiscalização e pelo incentivo ao controle social. Ao longo de sua trajetória, o Focco-GO tem direcionado esforços para temas estratégicos, como o acompanhamento da gestão da saúde pública em Goiás, buscando soluções inovadoras e consensuais para reduzir riscos de integridade e garantir a boa aplicação dos recursos.
Atualmente, o Focco-GO é composto por dezenas de instituições federais, estaduais, municipais e representantes da sociedade civil organizada. A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) exerce, até 2026, o seu segundo mandato consecutivo na coordenação-executiva do Fórum, reforçando o compromisso do Estado em liderar e articular iniciativas voltadas à integridade e ao combate à corrupção.
A importância do Focco-GO está em criar um espaço permanente de diálogo e cooperação, voltado à construção de soluções práticas e ao fortalecimento da integridade na gestão pública, contribuindo para uma administração mais transparente, eficiente e orientada ao interesse público.
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás


