Educação e Instituto Unibanco lançam estratégia de gestão Jovem de Futuro

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e o Instituto Unibanco lançam nesta terça-feira (3/5) nova etapa do programa Jovem de Futuro no Estado de Goiás. A abertura do evento será realizada pela secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira. Em seguida, o superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, fará a palestra “Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem”.

A parceria entre a Seduce e o Instituto Unibanco para a implementação do Jovem de Futuro vem desde 2012, beneficiando cerca de 580 escolas públicas de Ensino Médio de Goiás. Os resultados alcançados nestes quatro anos levaram à extensão de cobertura e à adoção do Jovem de Futuro como estratégia de gestão da rede de Ensino Médio. Essa estratégia inclui a mobilização e formação dos agentes públicos de educação, a definição de metas para a rede de ensino e para cada escola, assessoria técnica à equipe da Seduce, acompanhamento das escolas, monitoramento de resultados, entre outras ações, sempre com o envolvimento dos profissionais da educação – técnicos e gestores escolares.

Estarão reunidos no evento de lançamento cerca de 700 agentes públicos da educação, dentre gestores e coordenadores pedagógicos de escolas de Ensino Médio, tutores, equipe gestora e equipe técnica da Secretaria de Estado de educação de Goiás (Seduce).

Universalização

A secretária Raquel Teixeira explica que o programa Jovem de Futuro entra em sua terceira etapa em Goiás. “Essa é, na verdade, uma expansão. As duas primeiras etapas abrangeram parcialmente a rede e agora passaremos a atender todas as escolas de Ensino Médio. Isso significa que a forma de trabalhar com metas para resultado de aprendizagem passa a ser uma política para a escola toda e isso é uma inovação muito importante”.

De acordo com a secretária, a partir de agora, haverá uma mudança de cultura que fará com diretores, professores e alunos vejam a escola e suas responsabilidades de formas bem diferentes. “Vamos estimular as aulas de empreendedorismo e de protagonismo juvenil de forma que o aluno se veja responsável por sua própria trajetória de aprendizagem e, consequentemente, de sua trajetória de vida”.

Jovem de Futuro

O projeto Jovem de Futuro é uma iniciativa do Instituto Unibanco e consiste em uma tecnologia educacional criada em 2007, para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes. Além de Goiás, atualmente o Jovem de Futuro é desenvolvido no Ceará, Espírito Santo, Pará e Piauí, sempre em parceria com as secretarias estaduais de educação.

Os profissionais envolvidos no Jovem de Futuro recebem formação do Instituto Unibanco, composta de módulos presenciais e a distância. A proposta é implementar a Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem em sintonia com as práticas pedagógicas para que seja possível planejar, executar, monitorar e avaliar as ações da escola, com base nos objetivos traçados e almejados.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo