CGE lança manual e guia sobre o Programa de Compliance Público para as secretarias executivas
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE/GO) realizou, nesta quarta-feira (26/04), na Escola de Governo, um encontro de alinhamento com 45 Secretarias Executivas e entidades sobre o Programa de Compliance Público (PCP). Na ocasião, a CGE lançou um manual com orientações sobre o PCP, bem como um guia com o passo a passo sobre análise de matriz de risco.
O subcontrolador de Auditoria Interna e Controle da CGE, Luís Crispim, abriu o evento dizendo que o PCP entra numa nova fase, onde as Secretarias Executivas e os escritórios de compliance vão atuar de forma direta nos órgãos. “Com a evolução da maturidade do PCP, os órgãos passam a andar com as próprias pernas e a exercer o papel de executores dos quatro eixos do PCP: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos”, explicou.
Crispim disse ainda que caberá à CGE o trabalho consultivo pontual em projetos específicos e estratégicos, além da avaliação da evolução de cada órgão, nos termos que é feito – nos últimos quatros anos – dentro do ranking do PCP.
A apresentação do Manual Orientativo às Secretarias Executivas foi feita por Alline Agapito e Márcia Aleixo, ambas da Gerência do Programa de Compliance da CGE. Da mesma equipe, Fernanda Bernardes e Ione Bastos falaram sobre o Guia para Preenchimento e Análise Crítica da Matriz de Riscos. Os participantes puderam conhecer o case de sucesso de aplicação do PCP no Ipasgo e tirar dúvidas.
Segundo a gerente de Auditoria em Gestão de Riscos, Fernanda Bernardes, que foi uma das organizadoras do encontro, “esse é um momento de integração dessas Secretarias Executivas, pois são elas que vão apoiar os comitês setoriais na condução do PCP em cada unidade”.
Clique para baixar:
:: Manual Orientativo às Secretarias Executivas.
:: Guia para Preenchimento e Análise Crítica da Matriz de Riscos.
Controladoria-Geral do Estado – Governo de Goiás