Servidores de Rio Verde buscam expertise da CGE-GO  

Servidores da Controladoria-Geral do Município de Rio Verde realizaram uma visita técnica à Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) nesta terça-feira (5/11), para conhecer as ações e processos do órgão de controle estadual. O objetivo foi cumprir uma das etapas do plano de ação adotado para normatizar e implementar auditorias internas e inspeções nos órgãos e secretarias de Rio Verde. 

A normatização foi uma recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), para auxiliar no monitoramento posterior previsto no Plano Anual de Fiscalização do Tribunal.  

A partir daí, com anuência do prefeito Paulo do Vale e do TCMGO, a Controladoria-Geral de Rio Verde elaborou um plano prevendo 10 ações para a realização efetiva das auditorias. “Entre elas, a busca por referenciais técnicos e metodológicos que tratam das principais atividades relacionadas à função de auditoria interna governamental”, explicou Marcos Roberto dos Santos, consultor em Controle Interno que assessora o município e que acionou o auditor-chefe de Harmonização e Gestão Estratégica da CGE, Fábio Jubé. 

Imersão e foco nas ações da CGE 

A controladora-geral de Rio Verde, Hérica Cristina Rodrigues Ribeiro, participou da programação de palestras, que durou todo o dia. A manhã começou com o detalhamento do Plano Anual das Ações de Controle (POAC) da CGE, feito pela auditora Luciene Xavier Vidal. O objetivo do POAC é melhorar a ação preventiva dos órgãos executivos e entidades estaduais e aperfeiçoar os gastos públicos.  

Os gerentes e auditores da CGE deram sequência com uma imersão pelo papel de cada área. As gerentes Fernanda de Mendonça, Helem dos Santos e Vânia Cristina Gonçalves abordaram os processos de auditoria de Conformidade e Desempenho, de Políticas Públicas e de Monitoramento. Luís Fernando Carregal e Ricardo Orsini também falaram brevemente do trabalho de suas gerências. Respectivamente Aprimoramento de Conduta e Solução de Conflitos e Promoção de Valores. 

Durante a tarde, as palestras ficaram a cargo do superintendente de Ações Estratégicas da CGE, Robinson Vespúcio Vaz; da gerente de Auditoria em Gestão de Riscos, Alline Agapito; do gerente de Auditoria Interna da Seinfra, Renato Simão, e do superintendente de Controle Interno e Correição da SES, José Augusto Carneiro. Além de Ações Estratégicas e consultoria para Gestão de Riscos, eles apresentaram processos de auditoria nas secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e Saúde (SES).  

“A função da CGE vai além da fiscalização. Também passa pela orientação e consultoria aos órgãos da administração estadual e aos municípios, como Rio Verde”, ressaltou o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller. Como a visita não permitiu a realização de capacitações mais aprofundadas, o controlador colocou o órgão à disposição da equipe da Controladoria-Geral de Rio Verde para posteriores trocas de experiências e inclusive o acompanhamento de um auditoria no município. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo