Consultoria da CGE propõe melhorias ao programa educacional “Bombeiro Mirim” 

Nesta quinta-feira (19/9), a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) apresentou o relatório de consultoria de assessoramento do Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM) ao Corpo de Bombeiros Militar, para o seu fortalecimento. O resultado desse trabalho envolve a sugestão de melhorias significativas para o fortalecimento do programa educacional. 

Durante os últimos meses, a CGE em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar analisou os processos de governança, controle interno e gerenciamento de riscos do PROEBOM. Na última edição do programa, em 2024, foram disponibilizadas 1769 vagas para crianças de 9 a 11 anos, com orientações sobre civismo, cidadania, saúde, segurança, meio ambiente e outros valores essenciais.  

Na oportunidade, estiveram presentes o Controlador-geral do Estado, Henrique Ziller; a gerente de Auditoria de Políticas Públicas, Helem dos Santos Cunha Assunção; e a auditora-chefe, Cíntia Maria Gondim Villac. Eles apresentaram os resultados para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, e sua equipe. 

Através da avaliação, foram apontadas sugestões na promoção da transparência, melhorias no acompanhamento da execução contratual, capacitação contínua dos instrutores e o aperfeiçoamento do planejamento orçamentário.  

Segundo Ziller, “essa parceria com o Corpo de Bombeiros Militar ressalta o objetivo da CGE em aprimorar a gestão pública e garantir a continuidade de políticas que contribuem para a formação cidadã dos jovens”, afirma. 

Sobre o PROEBOM 
 
Programa Educacional Bombeiro Mirim é um projeto institucional e de responsabilidade social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMBO), que possui como escopo a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e jovens, de forma a contribuir com a sociedade goiana no sentido de auxiliar na formação básica do cidadão.   

A formação atende crianças de 9 a 11 anos com variadas frentes de trabalho, a saber: noções de primeiros socorros, salvamento aquático, educação física, educação no trânsito, proteção ao meio ambiente, educação ambiental, prevenção de incêndios, cidadania, ética, além de temas transversais.  

Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo