CGE lança oficialmente a 5ª edição do Embaixadores da Cidadania

Promover educação cívica e estimular a sociedade a participar ativamente nas políticas públicas do Estado de Goiás. Esse é o objetivo principal do programa Embaixadores da Cidadania, da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO). Nesta quarta-feira (4/9), a CGE promoveu uma live para o lançamento da 5ª edição desse projeto.  A transmissão foi realizada pelo canal da CGE no youtube e reuniu mais de mil pessoas assistindo simultaneamente, além de 3.500 visualizações. 

A solenidade de abertura foi conduzida pelo subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da CGE, Diego Ramalho Freitas, que apresentou os principais pontos de destaque dessa edição. “Estamos muito felizes, pois recebemos mais de 4.500 inscrições e selecionamos 3.800, entre elas 189 municípios goianos, 19 estados e 13 países diferentes”, afirmou. Dentre as inscrições, o município de Águas Lindas de Goiás chamou a atenção, com mais de mil inscrições de cidadãos.   

Em seguida, o secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller, ressaltou a importância das parcerias para o sucesso do Embaixadores. “Tudo isso é feito para vocês, cidadãos, tentando levar informação, conhecimento e capacitação sobre a participação social e o controle da utilização do recurso público, colaborando com toda a comunidade”, concluiu. 

Durante a live, estiveram presentes os parceiros do Programa. Entre eles, o secretário da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rasível Santos; o secretário da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales; a diretora do Programa Bolsa Universitária (OVG), Rúbia Cardoso; e a professora, Jéssica Traguetto, representando a Universidade Federal de Goiás (UFG). As autoridades destacaram seus papéis na formação de cidadãos envolvidos com a transparência e a participação social. 

As palestrantes Lucélia Rocha e Marjorie Lynn ministraram a aula inaugural do programa. Na oportunidade, elas reforçaram o impacto que o Embaixadores da Cidadania pode proporcionar na vida pessoal e social dos cidadãos participantes.  

Para finalizar a live, o gerente de Participação Social da CGE, Geraldo Valeriano Ribeiro, apresentou os próximos passos do programa, sendo a fase 1 a etapa teórica com uma capacitação online em temáticas de Governo Aberto.  
 
Já a segunda fase conta com a parte prática do programa, com o planejamento e execução de uma ação de impacto social. “É um projeto simples para fazer a diferença na sua comunidade local”, reforçou. 

As dez melhores ações de impacto social em cada área (Governo Aberto e Cidadania; e Saúde Pública) receberão 30 mil reais distribuídos em prêmios do primeiro ao décimo lugar. O evento de certificação e encerramento está marcado para ocorrer no mês de dezembro deste ano.  


Para saber mais sobre o programa, acesse o site.
 
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo