Palmeiras terá amanhã a 2ª etapa da Consocial
O governo de Goiás, por meio da Controladoria Geral do Estado, em parceria com a prefeitura, realiza amanhã (16/9) em Palmeiras de Goiás a segunda etapa regional da Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O evento vai reunir pessoas e entidades de outros municípios das regiões Oeste e Sudoeste de Goiás para discutir temas relacionados com transparência na gestão pública, aplicação de recursos públicos e combate à corrupção. A cerimônia de abertura terá a presença do secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, e do prefeito de Palmeiras, Alberane de Souza Marques, além de outras autoridades.
O evento tem como objetivo estimular a sociedade a exercer seu direito de acompanhar a gestão pública, que precisa proporcionar meios de acesso aos dados da administração, de modo a ampliar a transparência no serviço público. Para isso é preciso envolver e preparar a sociedade, cuja ação se torna mais eficiente por meio de conselhos e entidades organizadas que, em última análise, se tornam instâncias de controle social, contribuindo para o combate à corrupção. Até o início da tarde de hoje, mais de 150 pessoas de 20 municípios das regiões Oeste e Sudoeste, já haviam feito suas inscrições para a Conferência.
Por ter caráter regional, foram convidados para a etapa de Palmeiras dirigentes públicos, lideranças empresariais, representantes de segmentos organizados da sociedade e pessoas em geral dos municípios de Americano do Brasil, Amorinópolis, Anicuns, Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Avelinópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Caiapônia, Campestre, Córrego do Ouro, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Firminópolis, Iporá, Israelândia, Itapirapuã, Ivolândia, Jandaia, Jaupaci, Jussara, Moiporá, Montes Claros, Mossâmedes, Nazário, Novo Brasil, Palestina de Goiás, Palminópolis, Paraúna, Piranhas, Sanclerlândia, Santa Bárbara, Santa Fé, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos, Turvânia, Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Chapadão do Céu, Gouvelândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Paranaiguara, Perolândia, Portelândia, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis e Turvelândia.
O que é Consocial
A Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Convocada pelo poder público, ela tem o propósito de se tornar uma ferramenta de fomento à participação social, estimulando a sociedade a se envolver efetivamente nas atividades de planejamento, acompanhamento, fiscalização e controle das ações administrativas. Deste debate surgem propostas para discussões nas etapas estadual e federal.