Rede Goiana de Ouvidorias, coordenada pela CGE, amplia atuação no estado
Solenidade de formalização ocorreu durante um dos eventos de celebração dos 15 anos da Defensoria Pública. Além da própria DPE, Ouvidorias de oito municípios também passarão a integrar a rede
A Rede Goiana de Ouvidorias Públicas – atualmente coordenada pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), celebrou, nesta quinta-feira (7/5), a adesão de nove ouvidorias. A solenidade aconteceu durante a exposição “Histórias e Memória”, em celebração aos 15 anos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), realizada na Galeria Cleber Gouveia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
A própria DPE formalizou sua participação durante o evento, como forma de ampliar o acesso a direitos no Estado. “A adesão da Ouvidoria-Geral da DPE-GO à Rede marca um novo passo na integração entre órgãos públicos e canais de escuta da sociedade”, avaliou o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório.
Além da solenidade de adesão, o evento abriu espaço para a apresentação do novo logotipo da Rede Goiana de Ouvidorias, criado pela Comunicação Setorial da CGE, com intuito de sintetizar melhor as propostas da rede: incentivar o diálogo, compartilhar boas práticas e metodologias e identificação com o Estado de Goiás.
“Seria pouco dizer que a Rede de Ouvidorias é importante, porque sua atuação transcende o aspecto de ouvir e receber reclamações da população a respeito daquilo que são seus direitos”, analisou o secretário-chefe da CGE, Antônio Flávio de Oliveira. Para ele, a rede é uma possibilidade de servir como ponte para que a população chegue aos gestores públicos.
“Muitas vezes, o diagnóstico a respeito do que são necessidades públicas é feito num ambiente totalmente distante de onde elas aparecem e existem. Isso faz com que muitas vezes tenhamos obras, serviços ou atividades dissociados daquilo que são demandas reais da população. E nós podemos tomar conhecimento real delas por meio da atuação das ouvidorias, amplificando ainda por meio da atuação da Defensoria e do Ministério Público”, afirmou Antônio Flávio.
Adesões e participação da CGE
Além da Defensoria, aderiram à Rede: as Ouvidorias da Secretaria Municipal da Casa Civil de Trindade e das Prefeituras Municipais de: Araguapaz, Cidade Ocidental, Goiânia, Mundo Novo, Perolândia, Rubiataba, Santa Bárbara. As adesões reforçam a preocupação dos organismos públicos com a ampliação da transparência institucional e participação social.
Representando tanto a rede quanto a CGE, participaram do evento o gerente de Ouvidoria Setorial da Seinfra e coordenador da Rede Goiana de Ouvidorias, Danilo Borges Carvalho; a chefe de gabinete, Alessandra Paz Esteves; o subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, Weyk Barbosa Gomes; a gerente de Ouvidoria, Haleária Alves de Alencar; e o superintendente da Controladoria Especializada em Participação Cidadã, Ednilson Lins Rodrigues.
Sobre a Rede Goiana de Ouvidorias Públicas
A Rede Goiana de Ouvidorias públicas foi criada em 2017 para fortalecer a escuta do cidadão e aprimorar a gestão pública por meio da cooperação institucional, por iniciativa do Ministério Público do Estado de Goiás e da Controladoria-Geral do Estado, com a participação dos Tribunais de Contas, entre outros parceiros. Hoje, ela reúne instituições dos três Poderes, órgãos de controle e prefeituras municipais goianas, consolidando um espaço de atuação conjunta e qualificada.
A presença dos municípios na Rede é fundamental para ampliar a participação cidadã na administração pública. Pela proximidade com a população, as ouvidorias municipais levam a escuta do cidadão a todas as regiões do Estado, garantindo que as demandas da sociedade sejam ouvidas nos lugares mais distantes dos centros.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás





