Aprovado projeto de lei que torna o Estudantes de Atitude política permanente
O projeto de lei 4976/26, que institucionaliza o Estudantes de Atitude como política permanente de Estado, foi aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na manhã desta quinta-feira (26/3). A matéria, encaminhada pelo Executivo por meio do governador Ronaldo Caiado, recebeu 22 votos favoráveis, sem emendas ou modificações de mérito pelo Parlamento. Com isso, seguirá para sanção do governador nos próximos dias.
A iniciativa, fruto da parceria entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), passa a fazer parte do calendário anual de atividades da rede estadual de ensino de Goiás. Ou seja, independentemente de mudanças de gestão, o programa terá continuidade administrativa e segurança jurídica, garantindo as boas práticas de cidadania ativa, controle social e integridade pública na comunidade escolar.
Implementado em 2019, o programa apresentou um crescimento expressivo, saltando de 105 escolas em sua primeira edição para 814 unidades participantes em 2025. A metodologia foca no protagonismo juvenil por meio de “auditorias cívicas”, onde os próprios alunos avaliam o ambiente escolar e propõem melhorias.
Projeção nacional e internacional
Ao longo de suas últimas sete edições, o programa tornou-se um modelo reconhecido nacionalmente e internacionalmente de educação para cidadania e transparência. A abordagem gamificada atrai os estudantes para as ações que envolvem sua capacitação em auditoria pública, no caso do ambiente escolar, e combate à corrupção, além da propositura de melhorias deste ambiente.
Além da alta adesão municipal, o EA foi ainda replicado em outros estados e, nacionalmente, por meio do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que criou a versão “Estudantes em Movimento”. A experiência do modelo goiano e consultorias junto à CGE-GO também tem atraído o interesse de outros países, como a Ucrânia, por exemplo.
“Toda essa projeção motivou o projeto de lei do governador Ronaldo Caiado, que entendeu a necessidade de perpetuar a metodologia e os seus resultados, tão significativos para as unidades participantes e toda a comunidade escolar envolvida”, comemorou o secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás



