CGE promove na quinta e sexta a etapa estadual da Consocial

A Controladoria Geral do Estado, com apoio de órgãos públicos e entidades parceiras, realiza nesta quinta e sexta-feira (1º e 2 de dezembro) a etapa estadual da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O evento deverá reunir no Centro de Treinamento da Emater (Centrer) 250 delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, para discussão e aprovação das propostas de Goiás que serão levadas para a Conferência nacional, a ser realizada de 18 a 20 de maio do próximo ano, em Brasília.

A Consocial estadual será aberta no dia 1º de dezembro, às 17 horas, com participação de autoridades do Estado e da capital, lideranças e representantes da comunidade em geral. Durante o evento, os delegados vão analisar todas as propostas priorizadas nas conferências ocorridas nos municípios de forma isolada e naquelas que tiveram caráter regional, com participantes das diversas regiões do Estado. Goiás é o primeiro Estado a realizar a etapa estadual, já que a maioria das unidades federativas agendaram seus eventos para 2012.

Em Goiás, as etapas municipais da Consocial foram realizadas em Mossâmedes, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Porangatu, Goiânia e Valparaíso. Já as fases regionais ocorreram em Itaberaí, Palmeiras de Goiás, Alexânia, Itumbiara e Rialma, com mobilização de todos os 246 municípios goianos. O número de participantes chegou a 1.763 pessoas, com efetiva participação nos debates e construção de propostas.

Programação

No dia 1° de dezembro, após abertura oficial, haverá credenciamento dos delegados e apresentação de shows culturais de artistas goianos. Já no dia 2, os trabalhos começam às 8 horas, com formação de grupos relativos aos quatro eixos temáticos da Conferência, já discutidos nas etapas regionais e municipais. As propostas retiradas nas etapas municipais e regionais serão discutidas de forma mais ampla. No período da tarde, os grupos vão priorizar as propostas a serem levadas à Consocial nacional, marcada para de maio de 2012, no Distrito Federal.

Paralelamente haverá eleição de 47 delegados que vão representar Goiás na etapa nacional, para apresentação e defesa das propostas priorizadas na etapa estadual. Em Goiás, a Conferência foi convocada pelo governador Marconi Perillo por meio do Decreto 7.363/2011, posteriormente alternado pelo Decreto 7.462/2011. O objetivo central é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, uma das ações estratégicas do atual administração estadual.

(CGE – 3201-5372)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo