Órgãos de controle contribuem para melhoria de gestão da Secretaria de Saúde 

Integrantes do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Goiás (Focco-GO), sob a coordenação-executiva da Controladoria-Geral do Estado (CGE), foram recebidos pelo Secretário de Saúde, Sérgio Vencio, e sua equipe, na última quinta-feira (04), para conhecer o Sistema Integrado de Gestão das Unidades de Saúde (SIGUS). 

Trata-se de uma plataforma digital de inteligência de dados, que permite o monitoramento de atividades realizadas pelas Organizações Sociais (OS’s) nas unidades de saúde do estado. A ferramenta foi apresentada pela superintendente de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Sáude (SES), Luislena Luna Esmeraldo. 

No âmbito da saúde estadual, todas as informações, tais como consultas médicas, emergências, internações, leitos de UTI, disponibilidade de equipamentos e equipes multiprofissionais, entre outras, são processadas automaticamente no SIGUS em tempo real e colaboram para avaliar, fiscalizar e planejar as ações do Governo. Com o uso da inteligência e com base em 16 indicadores de desempenho e metas, os riscos de fraude ou irregularidade nos serviços contratados pelas OS’s são minimizados.      

As OS’s e os mecanismos de controle eficientes e aplicáveis – como o mapeamento de problemas potenciais – têm sido objeto principal das discussões do Focco em 2023, devido ao seu relevante serviço prestado à sociedade. 

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, salientou que os membros do Fórum trabalham de maneira articulada, convergindo os esforços na promoção da integridade pública e no combate à corrupção. “Cada órgão aqui presente pode colaborar com a sua expertise em auditoria para melhorar a transparência, a gestão e o atendimento de quem realmente precisa, no caso, o cidadão goiano, observando as particularidades de cada região, os perfis de epidemiologia”, destacou. 

Além da CGE, participaram da reunião integrantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal; da Receita Federal; dos Tribunais de Contas (TCU, TCE e TCM); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA); entre outros. 

O secretário Sérgio Vencio agradeceu a parceria dos órgãos de controle no enfrentamento à corrupção. “Por mais que tenhamos a boa-fé na gestão pública e buscamos soluções, é fundamental ter esse debate e compartilhamento de informações das mais diversas áreas de atuação de auditoria e controle, para que possamos entregar o melhor atendimento ao paciente”, concluiu. 

Após o encontro, estão previstas outras reuniões para tratar do tema. 

Controladoria-Geral do Estado – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo