Focco-GO adere ao GT da Rede de Controle sobre organizações sociais de saúde

 

‌A Controladoria- Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), como coordenadora executiva do do Fórum Permanente de Combate à Corrupção do Estado (Focco-GO), fará parte de um Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Controle Nacional de Gestão Pública. A adesão ao GT ocorreu durante uma reunião virtual no último dia 28 de abril, com a participação da chefe de gabinete da CGE, Bruna Piza.  

Piza explicou que “a ideia é difundir, em âmbito nacional, as boas práticas e experiências exitosas na avaliação das Organizações Sociais de Saúde (OSs), com a implantação da Subsecretaria de Controle Interno e Compliance na Secretaria de Saúde de Goiás”, disse.

Bruna Piza lembrou que a Rede de Controle  reúne entidades de controle de todo o país com o objetivo de discutir estratégias de melhoria dos investimentos públicos. Durante o evento foram criados grupos temáticos entre as redes estaduais para atuar de forma conjunta. São eles “Transparência Pública”, “Controle Social” e “ Integridade e Governança”. 
O Focco-GO se comprometeu a atuar no GT com o tema “Organizações Sociais de Saúde”. "Vamos direcionar os esforços para fazer entregas que promovam impactos positivos às ações de controle para monitoramento dessas OSs",  garantiu. 

Os grupos de trabalho têm o objetivo de ser espaço de promoção e troca de experiências. Sobretudo nas ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação de pessoal.

Para apresentar o trabalho realizado na Secretaria de Saúde, o secretário Sérgio Vencio se reunirá com os membros do Focco-GO, às 16h desta quinta-feira (04/05). O controlador-geral da CGE, Henrique Ziller, e a chefe de gabinete, Bruna Piza, participarão do encontro. Na pauta, a visão a longo prazo dos serviços de excelência na saúde e na gestão responsável dos recursos. Serão apresentadas ainda ações para atingir os objetivos estratégicos como: revisão do marco legal, sistema de prestação de contas e transparência. 

Sobre o Focco – O Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado de Goiás (Focco-GO) foi criado em 18 de junho de 2009, quando 12 órgãos públicos federais e estaduais que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos se reuniram na sede da procuradoria da República em Goiás, para firmar um termo de compromisso e cooperação.
O Focco-GO visa o estabelecimento de parcerias estratégicas, com entidades públicas e privadas, bem como a ampliação dos mecanismos de articulação e cooperação interinstitucional entre seus integrantes.

Sobre  Rede de Controle –  A Rede de Controle da Gestão Pública é um centro decisório interorganizacional, de atuação nacional, que busca aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. Trata-se de iniciativa promovida por diversas organizações públicas, cujo lançamento ocorreu em 2009, com a assinatura de um protocolo de intenções pelos dirigentes dessas organizações que, em grande maioria, atuam nas áreas de fiscalização e controle e produzem trabalhos de grande relevância para o país.

Comunicação Setorial da CGE-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo