TV Brasil Central se aproxima de 5 décadas no ar

Neste dia 1º de Maio, feriado dedicado ao trabalhador, a TV Brasil Central comemorou quase cinco décadas no ar, trazendo aos telespectadores goianos, e também para os internautas de todo o Brasil e o mundo, informações de qualidade, debate sobre temas relevantes, entretenimento, esporte e prestação de serviço aos cidadãos.

A emissora de TV da Agência Brasil Central (ABC) começou suas transmissões oficialmente no dia 1º de maio de 1975, e veio se juntar à Rádio Brasil Central e ao Diário Oficial, no então Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado de Goiás (Cerne). Nestes 49 anos de operação, a TBC se notabilizou por reportar os principais fatos políticos, culturais, esportivos, econômicos e sociais do estado de Goiás e do Brasil. Atualmente, a emissora compartilha parte de sua programação com as rádios Brasil Central AM e RBC FM, ampliando o público alcançado.

O presidente da ABC, Reginaldo Júnior, lembrou que, quando chegou à TBC, tinha apenas 45 minutos de programação local. Imediatamente, a produção de conteúdo foi ampliada, valorizando o jornalismo, a cultura e o esporte. A audiência cresceu e a TBC foi colocada para funcionar, pois foram descobertos equipamentos que estavam guardados em gavetas. Explicou que, durante a digitalização, a montagem dos equipamentos foi realizada de maneira errada, pois foi cancelado o contrato de ar-condicionado, fazendo com que os equipamentos fossem deteriorados com o passar do tempo.

“Conseguimos recuperar muitos equipamentos, conseguimos colocar os estúdios para funcionar, saindo do marasmo que a Brasil Central estava vivendo. Os servidores se dedicam, são importantes para a TBC, e por isso hoje temos audiência e credibilidade. A TBC deixou de ser o ‘patinho feio’, porque temos apoio do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela para fazer a TV que mais cresce no Brasil”, enfatizou o presidente da Agência Brasil Central.

O diretor de Telerradiodifusão da ABC, Rafael Vasconcelos, ressaltou o incremento da programação local nos últimos anos: “A TV Brasil Central tem muito a comemorar, não apenas pela sua história rica e de muito serviço prestado, mas sobretudo pelas conquistas recentes. Nos últimos anos, aumentamos a programação local em mais de 1.000%, crescemos nossas redes sociais mais 15 vezes; ganhamos audiência, credibilidade e respeito”.

Goianão e YouTube

O canal da TV Brasil Central no YouTube ganhou notoriedade nos últimos quatro anos, saindo de 19 mil inscritos para mais de 450 mil, tendo superado a marca de 60 milhões de visualizações. Vários vídeos contam com visualizações individuais acima de 100 mil, o que indica o interesse do público no conteúdo disponibilizado.

Nas duas últimas edições do Campeonato Goiano de Futebol, a TV Brasil Central foi a transmissora oficial do torneio, por meio de parceria com a Federação Goiana de Futebol (FGF). Em 2023 e 2024 foram transmitidos 51 jogos na TV aberta, além da transmissão do canal do YouTube da TBC, com programas pré e pós-jogo apresentados pela equipe de comentaristas esportivos da emissora. Além disso, na última decisão do Goianão, que se encerrou em abril, outra parceria, com a Rede Cultura, possibilitou que os dois jogos da final fossem transmitidos em rede nacional. E já está confirmado que a TBC será em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, a emissora oficial do Goianão.

Novidades

A programação contará com novidades a partir de maio com a estreia do TBC News, que será apresentado pela jornalista Emanuelle Winder. O telejornal será exibido de segunda a sexta-feira, às 20h30, com foco no hard news.

Logo pela manhã, o tradicional noticiário O Mundo em sua Casa passará a ser apresentado por Mariana Martins. A profissional é conhecida no meio jornalístico goiano, com passagens por outras emissoras de televisão em noticiários matinais.

Modernização

E para melhorar a qualidade técnica da TV está sendo estudada a aquisição de novos equipamentos, que garantirão a manutenção da qualidade técnica desejada pelo telespectador e que permitirá uma maior eficiência das equipes da TBC.

Ao mesmo tempo, será iniciado, ainda este ano, o processo licitatório que permitirá a expansão do sinal digital da TBC para importantes cidades goianas, como Itumbiara, Caldas Novas e Porangatu; e ainda foram solicitadas junto ao Ministério das Comunicações autorizações para a instalação de repetidoras em 38 cidades, com foco no Entorno de Brasília e em cidades como Uruaçu, Quirinópolis, Goiás e Pirenópolis.

“Olhando para o futuro, temos uma nova tecnologia chegando, o que fará com que uma nova TBC surja, com equipamentos cada vez mais modernos que, provavelmente, serão influenciados pelo surgimento da TV 3.0”, afirmou o gerente da TV, Marcus Edson.

Grandes coberturas jornalísticas marcam a história da TBC

Ao longo desses 49 anos, a TV Brasil Central realizou grandes coberturas jornalísticas, como o comício das Diretas Já na Praça Cívica, o Mutirão da Moradia na Vila Mutirão, a visita do papa João Paulo II a Goiânia, o acidente radiológico do Césio-137, a pandemia de Covid-19, a perseguição policial ao assassino Lázaro Barbosa, entre outros acontecimentos relevantes.

A emissora sempre está presente nos grandes eventos do estado, como a Feira Agropecuária de Goiânia, a Festa de Trindade, as Cavalhadas de Pirenópolis, a Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás, o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) também na antiga Vila Boa, o Festival de Teatro de Porangatu (TeNpo), festivais gastronômicos em várias cidades do interior, entre outros.

Os principais acontecimentos políticos de Goiás também são reportados ao público. Exemplos são os debates eleitorais com candidatos a governador. No dia de eleições municipais, estaduais e para presidente da República, a programação da emissora é especial e mostra a movimentação nos colégios eleitorais goianos, com muita informação e análise de especialistas, até o fechamento das urnas, a apuração dos votos e a comemoração dos eleitos.

Até mesmo o incêndio que destruiu parcialmente a TBC e quase completamente as Rádios Brasil Central AM e FM em 1997 não passou distante do olhar jornalístico. Apesar dos sentimentos de comoção e tristeza, os servidores não permitiram que a TV Brasil Central ficasse fora do ar. O sinistro aconteceu de madrugada e já nas primeiras horas da manhã a programação passou a ser transmitida a partir de uma construção improvisada, até a retomada da normalidade.

“A TV Brasil Central hoje é referência de jornalismo e programação, conta com uma equipe de profissionais muito capacitados, que lutam diariamente para manter essa qualidade de programação. Eu, como coordenadora de Jornalismo Integrado, me sinto muito privilegiada de trabalhar com essa equipe, de estar com essa família que é a TBC, afirmou Francielly Oliveira, responsável pelo Departamento de Jornalismo da Agência Brasil Central.

ABC Digital



Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo