#TBC tem proposta inovadora que encanta o telespectador

Programa traz um apanhado de tudo o que foi notícia com um toque de descontração

O programa #TBC, comandado por Rodrigo Mateus e Guilherme Rigonato, de terça a sexta-feira, a partir das 22 horas, tem uma proposta inovadora de comunicação que já cativou os telespectadores da TV Brasil Central. Em um ambiente descontraído, no formato de bate-papo, os dois apresentadores divulgam as informações que foram destaques do dia nos principais portais de notícias e recebem convidados de diversas áreas. Ele estreou no dia 7 de fevereiro deste ano, a partir das 18 horas. No mês de julho, mudou para o horário noturno.

Segundo Rodrigo Mateus, o #TBC busca sempre trazer a diversidade, ouvir os melhores especialistas, as mais diferentes figuras do entretenimento, da música, e também profissionais da medicina, da educação, e de outras áreas. Mas a ‘pegada’ principal do programa, diz, além dos convidados, é a agilidade da notícia. “É a democratização da notícia, pois a pessoa assiste a um bate-papo descontraído e se sente bem informada, além de dar boas risadas”, observa.

“Nosso padrão #TBC é a espontaneidade”, avalia Guilherme Rigonato. Segundo ele, apesar de o programa ter uma pauta, não pega mal deixar de segui-la, e vez por outra acaba acontecendo esse tom mais espontâneo. Ele conta que o projeto foi idealizado pelo presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior. Quando o programa começou, tinha 30 minutos de duração e era exibido das 18h às 18h30. Mas, ao migrar para a programação noturna, passou a contar com uma hora.

Repercussão

“Eu me lembro da repercussão no início, que foi muito grande, as pessoas falando da nossa divulgação, porque o formato é inovador”, diz Rigonato, acrescentando que não tem nenhum problema em reproduzir notícias de outros veículos: rádio, jornal impresso, televisão e internet, com o devido crédito ao canal que noticiou e ao jornalista que produziu. Rodrigo Mateus acrescenta que a resposta dos telespectadores tem sido positiva, o que é comprovado com a boa audiência. O #TBC tem recebido, em média, mais de 100 mensagens pelo Whatsapp por edição.

Para Rigonato, a audiência desempenha papel fundamental na orientação do rumo que interessa ao programa: “As pessoas demonstram interesse em algum assunto e a gente acaba dando mais espaço”. Acrescenta que os dois apresentadores já fizeram dois Desafios#, que depois virou nome de quadro do programa. Eles escolhem algo que as pessoas aparentemente têm medo ou é difícil de fazer, e topam o desafio. O último Desafio# foi saltar de paraquedas. “Eu e o Rodrigo fomos lá em Anápolis e fizemos um salto. A matéria rendeu tanto que a exibimos durante duas semanas, realmente foi um grande sucesso”, lembra.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo