TBC Memória joga luz na história da ferrovia de Anápolis
Durante um tempo, o Brasil investiu em ferrovias como principal meio de transporte e veículo de desenvolvimento econômico. Em Goiás, o maior exemplo foi na parte Sudeste do estado, ainda hoje chamada de Região da Estrada de Ferro. Os trilhos em terras goianas chegaram também em Anápolis, com a Estrada de Ferro Goiás, que não durou muito. Essa história será contada no programa TBC Memória desta sexta-feira (11) pelo historiador e pesquisador Jairo Alves Leite.
O TBC Memória é apresentado pelo jornalista Enzo de Lisita e vai ao ar pela TV Brasil Central às 23h, com reapresentação aos sábados às 10h30. O programa pode ser conferido também pelo canal da TBC no YouTube. Jairo Alves conta a trajetória de implantação da estrada de ferro que cortou Anápolis e analisa os motivos que levaram ao fim das locomotivas na região Central do estado.
Jairo Alves Leite é historiador e mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela UEG. Até recentemente, foi coordenador do Museu Histórico e Estação Ferroviária de Anápolis. Ativista da história e das artes na cidade, ele sempre desenvolve projetos no Museu dos Ferroviários, Museu dos Imigrantes e Museu do Cinema.
ABC Digital


