TBC exibe série especial sobre os 80 anos da Polícia Federal em Goiás
Esta semana, o Jornal Brasil Central exibiu uma série especial sobre os 80 anos da Polícia Federal em Goiás. A instituição começou a operar no estado em 1944. A primeira reportagem, exibida na segunda-feira (8), destacou o trabalho de combate ao crime organizado e à corrupção. Nos últimos anos, muitos crimes contra a União foram investigados pela Polícia Federal, que deflagrou operações no estado.
A segunda reportagem, exibida na terça-feira (9), contou que, para ter bom desempenho, a Polícia Federal necessita de uma equipe de profissionais bem treinados e que atuem em diferentes áreas. Entre as habilidades exigidas de um policial federal estão: determinação, estudo e dedicação. Ele passa por um rigoroso processo seletivo e dedica tempo e esforço na preparação física, conhecimento teórico e habilidades práticas.
A terceira reportagem, de quarta-feira (10), mostrou que a coleta e a conferência de dados para a emissão do passaporte são de responsabilidade da Polícia Federal. Usuários elogiaram a agilidade e a rapidez na prestação do serviço. Só em Goiânia, a PF entrega cerca de 300 documentos por dia. O passaporte passa pelo crivo dos papiloscopistas, que são responsáveis por coletar as impressões digitais e inseri-las no sistema, o qual serve também para a resolução de crimes e desaparecimentos.
A quarta reportagem, veiculada na quinta-feira (11), informou que a Polícia Federal tem realizado operações de grande relevância para combater o crime em Goiás e em todo o país. A área de inteligência é considerada importante para o desenvolvimento das ações dos integrantes da instituição. O treinamento específico dos policiais e a ação integrada com as forças de segurança do estado também contribuem para o bom desempenho do trabalho.
A quinta reportagem, de sexta-feira (12), ressaltou que a Polícia Federal é responsável pela defesa da preservação do meio ambiente e pelos rios da União, que são aqueles cursos d’água que dividem os Estados, como o Araguaia, na divisa de Goiás com o Mato Grosso. O combate ao contrabando de produtos químicos para a fabricação de drogas ilícitas também está na mira da corporação.
ABC Digital